Não é nenhuma novidade que ter uma gestão eficiente é o que pode garantir o sucesso de qualquer negócio. Falar sobre isso pode parecer um assunto repetitivo, mas a verdade é que manter essa mentalidade ainda é um desafio a ser superado em diversas organizações, especialmente, nas pequenas e médias empresas (PMEs).
As PMEs contribuem efetivamente com o cenário
econômico brasileiro, não à toa, segundo levantamento inédito realizado pelo
Sebrae, essas empresas injetam R$ 35 bilhões por mês na economia, gerando em
torno de R$ 420 bilhões por ano, o equivalente a cerca de um terço do Produto
Interno Bruto (PIB).
Mesmo tendo em vista a ampla abrangência que essas
organizações possuem no Brasil, muitas não possuem os conceitos de gestão em
suas operações. Ou seja, mesmo diante de uma forte atuação no mercado, as PMEs
sofrem constantemente com dores relacionada a falta de visibilidade e controle
operacional, o que as impedem de tomarem decisões assertivas e promissoras.
Levando em conta as constantes transformações do
mercado, investir em gestão já deixou há muito tempo de ser uma opção, e se
tornou uma necessidade. Um bom exemplo disso foi constatado durante a pandemia,
em que diversas empresas adentraram em novas plataformas para manterem sua
sobrevivência, como foi o caso dos Marketplaces, contudo, à medida que o
negócio ganhou força, começaram a surgir dificuldades como como controle de
estoque, que impacta diretamente as vendas, e a falta de canais de comunicação
para estabelecer contato com os clientes.
Além desses aspectos, também é preciso chamar
atenção para um outro problema enfrentado dentro das PMEs: a ausência de uma
cultura organizacional. Diversas empresas possuem enraizado o pensamento: “foi assim
que crescemos, e assim continuaremos”, uma mentalidade totalmente equivocada
considerando o momento atual em que vivenciamos na prática os avanços da
transformação digital.
Diante disso, as organizações criam a postura de
resistência quanto a adotar o uso da tecnologia, uma vez que consideram um
“custo” aquilo que na verdade é um investimento. Assim, as PMEs enfrentam
diariamente a de controlar dados e registros, a falta de previsibilidade e a
confiabilidade perante o alto volume de informações que são gerados
constantemente.
A boa notícia é que, para todos esses desafios, já
existem soluções disponíveis no mercado, como é o caso de um ERP. Ter o apoio
de um sistema de gestão faz total diferença, tendo em vista que a ferramenta
oferece amplo controle e visibilidade, garantindo que qualquer pessoa que olhe
para os dados saiba, com exatidão, a atual situação da empresa, além de ser
assegurado com maior assertividade o futuro da organização.
Então basta adquirir um ERP para solucionar todos
os problemas das PMEs? Não, esse é mais um equívoco criado pela sociedade
quando falamos na implementação dessa tecnologia nas empresas. É preciso ter em
mente que adotar um sistema de gestão jamais será a única solução para as
dificuldades enfrentadas pela organização, se não houver mudanças nas práticas
de gestão.
Até porque, existem diversas opções de softwares
que não garantem a máxima segurança das informações ali indexadas, o que tornam
o seu uso inviável. Dessa forma, é crucial que a escolha da ferramenta permeie
requisitos como sua referência e performance, afinal, ter um sistema inovador e
integrado ao que há de mais tecnológico já criado assegura que a empresa
adquirirá, as melhores práticas do mercado além da orientação a previsibilidade
de próximos passos e agilidade na tomada de decisões assertivas.
O fato é que todos aqueles que não têm um ERP sabem
que precisam ter. Por outro lado, as PMEs, acreditam que não podem obtê-lo, e
que não é algo para elas. E, assim, criam um ciclo vicioso de impedimentos que
inibem o seu crescimento e desempenho que poderia ser ainda maior e de forma
saudável.
De acordo com a plataforma Omie, o faturamento das
PMEs do Brasil avançou 2,5% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com
igual período do ano passado. Cabe a reflexão: o quanto esse número poderia ser
ainda maior, se todas essas empresas estivessem munidas de uma gestão embasada
no uso de um ERP?
As PMEs no Brasil têm muitas possibilidades para crescer, mas precisam de um mindset aberto para compreender que mudanças são necessárias e, nisso, a tecnologia é uma grande aliada. Afinal, para avançar a linha de chegada, é preciso ter disposição para superar os percalços no caminho, que podem ser ultrapassados com eficiência na gestão.
Rodrigo Moulard - sócio fundador e diretor comercial da delaware Brasil.
Sérgio Correia - executivo de negócios da delaware Brasil.
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