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segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Como a Inteligência Artificial pode prever o desempenho de estudantes nas provas e avaliações

Plataformas digitais cruzam dados de aprendizagem para identificar falhas, antes que elas ocorram. Uma solução brasileira é a Max.IA, que prevê, com 80% de acerto, quais questões e assuntos o estudante poderá errar em uma avaliação

 

 

O uso da Inteligência Artificial na Educação está transformando a gestão e o aprendizado dos alunos. Ela pode ser utilizada para direcionar o conteúdo ministrado durante as aulas e potencializar o desempenho dos alunos de forma individual. Após dois anos de experimentação, foi lançada no mercado brasileiro a Max.IA, uma plataforma de inteligência artificial que prevê, com 80% de acerto, quais questões e assuntos o estudante poderá errar em uma avaliação.

 

A partir dessa predição, a plataforma recomenda intervenções de aprendizagem com alto grau de personalização, possibilitando que o aluno se dedique exatamente ao conteúdo que possui maior grau de dificuldade ou probabilidade de erro, como apontado pelo algoritmo de Inteligência Artificial desenvolvido pelo sistema da Max.IA.

 

Essa dinâmica revoluciona a maneira como se dá o processo de ensino e aprendizagem. A partir de informações e dados assertivos, o estudante é capaz de se aprofundar no tópico que tem maior dificuldade antes de esperar o resultado da prova para identificar o problema. Nesse caso, a ordem dos fatores pode alterar o produto, impactando positivamente no desenvolvimento e desempenho de cada aluno.

 

“Com esses dados em mãos, criamos ações preventivas e corretivas. Nas preventivas, é possível prever o desempenho de cada estudante, permitindo que o aluno seja auxiliado, evitando o surgimento de lacunas de aprendizagem. Já nas corretivas, são identificados os problemas adquiridos ao longo da jornada escolar, o que fará com que possam ser recomendados conteúdos personalizados, de acordo com o perfil comportamental de cada estudante”, explica Felipe Menezes, diretor de inovação e um dos fundadores da Max.IA.

 

Para o docente, sistemas de inteligência artificial, especializados em coleta de dados preditivos, classificação e cruzamento de informações, são ferramentas valiosas. Estes sistemas, ao analisar e aprender o comportamento dos estudantes, fornecem recomendações individualizadas, alinhadas às necessidades e dificuldades específicas de cada aluno. Tal abordagem resulta em um maior engajamento dos estudantes, pois eles podem otimizar seu tempo e focar de forma mais assertiva em seus estudos. Além disso, com a ajuda dessa IA, os professores têm sua carga de trabalho significativamente reduzida. Em questão de minutos, avaliações robustas, similares ao padrão ENEM com 180 questões, podem ser elaboradas em menos de três minutos, enquanto planos de aulas — contemplando metodologias ativas e tradicionais — são desenvolvidos para cada turma em menos de 2 minutos. Dessa forma, os docentes podem dedicar mais tempo à interação direta e ao suporte aos seus alunos, potencializando o processo educativo.

 

Com mais de 30 mil alunos já beneficiados, a plataforma brasileira permite a coleta de dados inteligentes sobre os estudantes, a cada interação realizada, utilizando quatro pilares de sustentação: pedagógico, cognitivo, psicométrico e comportamental. 

 

“Nosso foco é investir continuamente em tecnologia de ponta e IA para melhorar o aprendizado dos alunos e auxiliar professores, gestores e famílias. Estamos comprometidos com o desenvolvimento de produtos de alta qualidade e funcionalidade que ajudem a reformular a educação no Brasil”, destaca João Lacerda, CEO da Max.IA.

 

Na prática - A IA da Max.IA já corrigiu mais de 700 mil lacunas de aprendizagem e recomendou mais de 10 milhões de planos de ações preditivos, aumentando em mais 30% o desempenho dos alunos nas avaliações das escolas.

 

“A IA tem transformado a gestão educacional. Nossa tecnologia antecipa falhas dos alunos em avaliações e conteúdos, intervindo antes que se concretizem. Isso não só melhora o desempenho acadêmico, mas também otimiza custos ao reduzir tarefas administrativas, resultando em margens operacionais mais robustas para as escolas. A previsibilidade e eficiência oferecidas serão, sem dúvida, um diferencial reconhecido no mercado”, destaca Felipe.

 

Ele lembra que, na sala de aula, os que usam plataformas de IA como uma aliada ao aprendizado podem obter resultados excelentes, permitindo, inclusive, prever quando um aluno entrará em situação de reprovação ou evasão e evitar essa situação.


 


Max.ia - plataforma de inteligência artificial que, a partir de dados, oferece atividades e conteúdos personalizados e preditivos para cada aluno, cria avaliações automaticamente conforme o material didático da escola e gera dados relevantes para professores e gestores.


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