Programas de
podcast se consolidam como estratégia de comunicação do agronegócio para
dialogar diretamente com o público
O Brasil é o 3º país que mais consome podcast no
mundo de acordo com estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br
Essa expansão não passou despercebida pelo
setor agro, que vem firmando cada vez mais sua reputação digital,
demonstrando um crescimento anual de 14%, conforme apontado no relatório de
tendências da Reptrak. Seja em função da transformação digital do campo ou da
comunicação das boas práticas no setor, observa-se um aumento notável nos
lançamentos de podcasts relacionados ao tema, como o Agro Jovem
Podcast, Crônicas do Agro, Mulheres no Agro e o Vozes
do Agro, do Senar FAEMG. Essas produções refletem a crescente relevância
do podcast como uma plataforma de comunicação para o agronegócio.
Abaixo, Marcio
Brant, CEO e fundador da Wepod,
a maior produtora de podcasts corporativos do Brasil, traz 6 motivos para que o
podcast se torne uma ferramenta estratégica de comunicação para empresas do
setor:
1. Há muito conteúdo
no agro
Com a quantidade de informação, congressos, lives e
a vontade imensurável do público especializado de querer saber mais sobre o que
acontece neste ecossistema, conclui-se que a comunidade do agro gera
muito conteúdo que pode e deve ser discutido em uma infinidade de episódios em
um programa de podcast.
2. Há muitas vozes
no agro
Professores, tutores, mentores são na sua essência
especialistas, e produtores rurais são um poço de muitas histórias, práticas e
vivências ricas não só para aprendizagem, mas para o desenho do futuro. Ou
seja, observa-se que muitos são os personagens com ensinamentos a serem
transmitidos para a população do campo a cada episódio.
3. O áudio impulsiona a
reputação digital
O podcast é o canal ideal para fazer um link entre
uma comunidade com anseio de informação e personagens com histórias para
compartilhar. O áudio, na sua essência, é a melhor ferramenta de disseminação da
informação e o podcast se destaca por seu poder de conexão, além da
possibilidade de ser ouvido em vários momentos e locais, enquanto realiza
diversas atividades.
4. Criação de comunidade
Além dos personagens que fazem parte da produção do
conteúdo, o podcast prospecta ouvintes fiéis e únicos que possuem interesse
pelo setor agro, e que vão acompanhar episódio por episódio de forma
recorrente.
5. Assuntos importantes geram
engajamento imediato
Os podcasts do setor vão muito além das histórias
de produtores rurais, oferecendo ao público atualizações sobre regulamentações,
tendências e insights transformadores em diversas áreas do agro, como
agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e exploração florestal,
abordando desde tecnologia até inovações. É a plataforma ideal para
compartilhar conhecimento e experiência.
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