Pesquisa do Sebrae
e IBGE mostra que a digitalização das MPE alcançou o melhor resultado desde o
início da pandemia de Covid-19
Os empreendedores que utilizam a internet, os
aplicativos de mensagens e as redes sociais para fazer negócios já representam
3 em cada 4 pequenas empresas do país. É o que aponta a 4ª edição da pesquisa
Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o melhor resultado de toda
a série histórica da pesquisa iniciada logo após a chegada da pandemia de
Covid-19 ao Brasil. Em maio de 2020, 59% das micro e pequenas empresas haviam
digitalizado seu negócio.
O levantamento mostra uma evolução de 6 pontos
percentuais quando comparado à edição anterior da pesquisa feita no último mês
de abril, quando 69% do universo das MPE utilizava ferramentas digitais para
impulsionar as vendas. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a
proporção identificada em julho é ainda maior (76%), enquanto as micro e
pequenas atingiram 73%.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o
comportamento dos clientes mudou definitivamente, forçando as empresas a se
adequarem a este novo modelo de consumo, incorporando as estratégias digitais
ao negócio. “Essa é uma mudança que veio para ficar. No próprio portal do
Sebrae, já havíamos identificado um crescimento de 220% na procura por
conteúdos sobre o mercado digital, somando 8 milhões de acessos entre 2019 e
2022”, comenta.
Ainda segundo Décio Lima, a pesquisa mostra que é
fundamental hoje que a pequena empresa tenha uma presença digital e que ela
busque profissionalizar o uso de ferramentas como o WhatsApp e o Instagram para
ampliar as vendas e fidelizar o cliente. “Toda empresa que abre as portas
atualmente, já precisa nascer atuante nos dois ambientes, físico e digital”,
destaca.
No entanto, Décio Lima ressalta que o número de
empresas que ainda não utilizam a internet para comercializar seus produtos e
serviços é ainda muito alto. “Essa é questão de sobrevivência para os pequenos
negócios. Por isso, é importante estar inserido nesses canais digitais, usar de
forma proficiente os recursos que a internet oferece”, comenta o presidente do
Sebrae. As estimativas de comércio eletrônico, de acordo com as associações do
ramo, apontam para um faturamento de R$ 186 bilhões em 2023.
Capacitação
Para apoiar os empreendedores nessa jornada, o Sebrae disponibiliza uma
série de conteúdos e consultorias, inclusive por meio do próprio celular. “O
dono do pequeno negócio pode encontrar orientação no Sebraetec, por exemplo,
onde terá um passo a passo para montar sua loja virtual. Temos ainda o programa
UP Digital, que oferece mentorias para quem quer aumentar sua presença digital,
e os cursos on-line que podem ser feitos até pelo WhatsApp. Além disso,
disponibilizamos uma série de conteúdos e estratégias voltados aos marketplaces
que ajudam os empreendedores a criarem diferenciais da concorrência nas
plataformas de vendas”, conclui Décio Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário