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A comunicação é uma habilidade essencial para o sucesso pessoal e profissional. No entanto, muitas vezes somos interrompidos durante uma conversa, o que pode prejudicar a eficácia da nossa mensagem e a percepção que os outros têm de nós. Para evitar interrupções e se impor de forma eficaz durante uma conversa, a Fonoaudióloga, Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória Fernanda de Morais compartilha algumas estratégias que podem ser adotadas.
Em primeiro lugar, a especialista ressalta que é
fundamental escolher um assunto de interesse mútuo, garantindo que a mensagem
seja relevante para o ouvinte. “A forma de apresentação é crucial. Evite uma voz
monótona e desanimada, fale de forma clara e articulada, com entusiasmo,
credibilidade e segurança. Seja sucinto e organize bem a mensagem para manter o
fluxo da conversa e não cansar o ouvinte”.
Para evitar ser interrompido, é essencial ter claro o
objetivo da fala. “Pense onde quer chegar com suas palavras e como deseja que as pessoas
reajam após escutarem você. O segundo passo é organizar sua mensagem e ser
sucinto, afinal falar demais não é o mesmo que falar bem. Por isso, escolha o
que é essencial ser dito e deixe os detalhes para o ouvinte”,
declara a fonoaudióloga.
“Expressar as ideias com entusiasmo, credibilidade e segurança é
fundamental. Além de ser autêntico, é essencial parecer convincente, utilizando
um tom de voz convidativo, variação na fala, pausas estratégicas e expressão
corporal adequada. A forma como nos comunicamos influencia como nossas ideias
são recebidas pelo público”, completa.
De acordo com Fernanda, os sinais não verbais que
podem indicar que alguém está prestes a ser interrompido incluem desviar o
olhar para outras coisas, como celular, notebook ou outras pessoas presentes;
fazer inspirações profundas, demonstrando preparação para falar; exibir
inquietação, como balançar os pés ou olhar para os lados; e responder com
frases curtas e monossilábicas, sugerindo desinteresse na conversa. Estar
atento a esses indícios pode ajudar a perceber quando é necessário ajustar a
comunicação para manter o envolvimento do ouvinte.
Para lidar com pessoas persistentes que continuam a
interromper mesmo após serem confrontadas, é importante manter a convicção de
que precisa falar e demonstrar isso de forma assertiva. “Você pode
verbalizar, dizendo "ainda não encerrei! Só um instante", levantar
sua mão como sinal de pedido de espera, ou tocar com leveza no braço da pessoa
para indicar que vai continuar. Além disso, ao retomar a fala, se expresse de
forma mais pausada, articule bem os sons e enfatize com sua voz para chamar a
atenção nesse momento”, relata a especialista.
As consequências de interromper constantemente alguém
durante uma conversa ou reunião profissional podem ser danosas para a imagem
pessoal e profissional. Ser visto como mal educado, impaciente e inflexível
pode prejudicar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento na carreira,
explica Fernanda.
Para retomar o controle da conversa, a dica da especialista é agradecer a contribuição da pessoa e voltar a falar. Além disso, é importante pedir permissão para continuar: “Posso terminar a minha linha de raciocínio?”. Mantenha o foco no assunto. Quanto mais você desviar, mais interrompido será. Seja respeitoso, evitando elevar o tom de voz.
Fernanda de Morais - Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras. Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória
Instagram: @fe.demorais
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