Na avaliação da Mensa Brasil, estabelecer políticas públicas de identificação dos chamados superinteligentes, tanto em escolas públicas quanto privadas, é estratégico para melhorar o desenvolvimento do potencial intelectual em prol da sociedade brasileira
As
propostas apresentadas nesta semana pelo presidente Lula durante o lançamento
do programa de escolas integrais no Brasil, que sinaliza ações voltadas para o
acolhimento e desenvolvimento intelectual dos alunos, poderiam incluir um
sistema nacional e estruturado de avaliação da inteligência das crianças
matriculadas nos ensinos infantil e fundamental. A recomendação é da Associação
Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no
País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de
alto Quociente de Inteligência (QI) do mundo.
Na visão da entidade, esse modelo estruturado de avaliação deve servir de base
para a identificação dos chamados superinteligentes já nos primeiros anos de
vida escolar, seja em instituições públicas ou privadas e independente do
período escolar vigente, no sentido de promover o direcionamento e o
desenvolvimento dos potenciais intelectuais no Brasil, garantindo atendimento e
educação apropriados desses indivíduos.
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, a promoção de políticas
públicas nesta área é estratégica para a evolução social, econômica e ambiental
do País. “Além de melhorar os indicadores educacionais, tais medidas auxiliam
na identificação de indivíduos com potencial cognitivo excepcionalmente elevado
e que, com o adequado suporte socioeducacional, vão oferecer relevantes
contribuições ao desenvolvimento da nação, em diversas áreas”, explica.
“O Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. Temos
uma das maiores populações do planeta. E cerca de 2% dos habitantes no País
podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média,
mas ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos. Um um bom caminho
seria começar pelas crianças e adolescentes a partir de políticas públicas
estruturadas, em linha com as já utilizadas na China, Estados Unidos e diversos
países europeus”, aponta Sauaia.
Assim, para a Mensa Brasil, identificar as características da superinteligência
em uma criança, adolescente ou até num adulto é extremamente importante. Isso
ajuda no autoconhecimento e aceitação da pessoa, permite melhor ajustar as
atividades escolares, pessoais e profissionais às suas habilidades e
competências, contribui para o desenvolvimento de oportunidades adequadas ao
seu perfil cognitivo, fortalece sua identidade, facilita na busca de
relacionamento com pares que tenham interesses e perfis semelhantes, entre
outros benefícios.
Mais de 500 crianças superinteligentes já identificadas
Atualmente, a Mensa Brasil, possui mais de 500 crianças e adolescentes
superinteligentes já identificados no território nacional. A primeira criança
entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Já em setembro de
2011, ingressou na associação um membro ainda mais novo, com 7 anos de idade.
Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil possuem 2 e 3 anos de
idade. Para a entidade fazer a identificação de menores e integrar no quadro de
associados, basta os pais ou responsáveis submeterem laudos de testes de
inteligência, feitos de maneira particular com profissionais credenciados
oficialmente para tal.
Alguns sinais de alto QI em crianças:
- Raciocínio rápido para resolver problemas.
- Boa memória de longo prazo: capta as
informações e as recupera com facilidade quando necessário (lembra-se de
nomes ou rostos de pessoas que não vê há muito tempo, datas históricas,
imagens, números etc.).
- Boa memória operacional: capta e processa
diferentes tipos de informações ao mesmo tempo.
- Consegue diferenciar sons e visualizar
detalhes em imagens com muita facilidade.
- Rápida curva de aprendizado, apresentando
habilidades avançadas para a sua idade cronológica: crianças que aprendem
a ler aos 3 anos ou antes; crianças que conseguem compor uma música sem
nunca ter estudado para isso etc.
Mais características:
- Vocabulário avançado para a sua idade;
- Alfabetização precoce;
- Excelente desempenho em uma ou mais
disciplinas em comparação a seus pares;
- Grande interesse por um assunto e especial
dedicação a ele;
- Alto grau de curiosidade;
- Criatividade;
- Habilidade para adaptar ou modificar ideias;
- Facilidade em fazer observações perspicazes;
- Persistência ao buscar um objetivo;
- Comportamento que requer pouca orientação do
professor;
- Liderança e autoconfiança.
Mensa Internacional - Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, independentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário