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Poder de equipamentos eletrônicos sobre cérebro infantil pode ser combatido com criatividade e proposta de atividades que exijam movimento
Há algum tempo, a Organização Mundial da Saúde
(OMS) e outras instituições mundo afora vêm emitindo alertas a respeito do
tempo gasto por crianças e adolescentes em frente às telas de aparelhos
eletrônicos. É uma discussão já gasta, mas que parece cada dia mais distante de
acabar, visto que o apelo dos meios digitais junto a esse público é
especialmente difícil de ser combatido. Mas, com um pouco de criatividade, pais
e responsáveis podem vencer essa batalha.
Uma das dicas é estimular a realização de
atividades físicas, seja dentro de casa ou ao ar livre. De acordo com a gerente
de Formação do Sistema Positivo de Ensino, Alessandra Samaan, manter os
pequenos em movimento é indispensável para combater o sedentarismo e garantir
um desenvolvimento adequado em todas as fases da vida. “Estudos recentes
demonstram que o tempo gasto em frente às telas é prejudicial à saúde porque
ocasiona um excesso de estímulos. Isso vale para os smartphones, a televisão,
os tablets e os videogames”, explica. A recomendação da OMS é de que menores de
dois anos de idade não tenham acesso a telas em momento algum do dia. Entre os
dois e os cinco anos, o tempo máximo deve ser de uma hora por dia e, dos seis
aos dez anos, de duas horas por dia.
Aliadas ao tempo reduzido de exposição aos
eletrônicos devem estar, ainda, uma alimentação saudável e adequada à idade,
bem como a manutenção de uma boa rotina de sono. “Quando falamos em qualidade
do sono, as telas podem ser grandes vilãs, principalmente quando utilizadas à
noite. A luz emitida pelos aparelhos atrapalha, nesse sentido, e atrapalha
muito no desenvolvimento infantil”, afirma. Combater esse mal pode se tornar
mais fácil seguindo algumas dicas que levam em conta as diferentes faixas
etárias.
Entre dois e três anos de
idade
A criatividade precisa ser o fio condutor de toda e
qualquer atividade proposta às crianças e adolescentes. Isso porque o desafio é
superar o interesse que eles têm nas telas extremamente atraentes dos
smartphones e videogames. Uma boa ideia pode ser utilizar caixas de papelão de
vários tamanhos para construir cenários de teatro ou circuitos que possam ser
percorridos por crianças de dois a três anos de idade. Elas podem até mesmo
ajudar na construção desses “brinquedos”, o que já se torna parte da
brincadeira. Atividades antigas, como “estátua” e “morto-vivo” também são
recomendadas, porque estimulam a movimentação corporal, ajudando a ganhar
coordenação motora e equilíbrio.
Entre quatro e cinco anos de
idade
Materiais recicláveis são uma excelente fonte de
diversão, quando bem utilizados. Uma boa ideia é manter uma caixa com esses materiais
disponíveis, além de tinta, massinhas e papéis de diferentes tamanhos e
texturas. Assim, os pequenos podem soltar a imaginação e construir bonecos,
robôs, carros, entre outros. Propor atividades que envolvam dança, corrida e
outros movimentos corporais, como “esconde-esconde” e “pega-pega”, é uma
maneira divertida de mantê-los ativos.
Entre seis e oito anos de
idade
Nessa fase da vida, as crianças começam a ter uma
compreensão mais complexa do mundo que as cerca. Por isso, uma boa alternativa
pode ser a troca de experiências com os pais, irmãos mais velhos, tios e avós a
respeito das brincadeiras que faziam sucesso em outros tempos. Depois do papo,
toda a família pode se envolver na reprodução de algumas dessas brincadeiras, o
que, além de contribuir para manter as crianças em movimento, ajuda a trazer um
momento de diversão em família.
Entre nove e 12 anos de idade
Aqui as crianças entram em uma fase que pede ainda
mais dedicação dos pais e responsáveis. Afinal, as telas são cada vez mais
utilizadas pelos amigos da escola, por exemplo, e qualquer atividade que vá
competir com elas precisa chamar a atenção. Treinar coreografias é um exemplo
de atividade que coloca o corpo em movimento e pode ser atraente nessa faixa
etária. Elástico, corda e jogos com bola, como a queimada ou bobinho, também
podem ser incentivados.
Depois dos 12 anos de idade
Quanto mais velha a criança, mais difícil mantê-la
afastada dos aparelhos eletrônicos, que estão ao alcance das mãos não apenas
dentro de casa, mas também nas casas dos amigos e até mesmo na escola. Mas, na
adolescência, o excesso de telas é especialmente perigoso e está associado ao
desenvolvimento de transtornos de ansiedade. Para evitar esse problema, a saída
pode ser estimular a descoberta de esportes que funcionem como hobbies, como o
skate, a patinação e a bicicleta, entre outros. Participar de treinos de
futebol e outros esportes coletivos também é uma forma de conviver com
adolescentes da mesma idade e, assim, desenvolver boas habilidades de relacionamento.
Sistema Positivo
de Ensino
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