A expectativa é que a data movimente R$ 26,94 bilhões no comércio varejista
No dia 13 de agosto será comemorado o Dia dos Pais, uma data que movimenta fortemente o varejo. Aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem buscar presentes, representando cerca de 68% dos consumidores, aponta a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
A pesquisa ainda identificou que 74% dos consumidores pretendem fazer compras em estabelecimentos físicos, como shoppings e lojas de departamento. Com isso, é importante estar preparado para receber as pessoas e oferecer uma boa experiência de compra. Para William Santos, Diretor Comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), nas datas sazonais, é importante manter o foco na experiência do consumidor para converter mais vendas e fidelizar o público.
Confira algumas dicas do especialista
para emplacar mais vendas e se destacar dos concorrentes neste Dia dos Pais:
Tenha diferentes
formas de pagamento
Hoje em dia, pagamento por cartão de
crédito ou dinheiro nem sempre são as primeiras opções. Pagamentos por Pix e QR
Code estão cada vez mais popularizados. “Sua facilidade de uso torna as compras
mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via pix
também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo
mais vantajoso para os lojistas”, esclarece William.
Utilize cashback
em sua estratégia
Ao implementar um programa de cashback
em sua loja, é possível atrair novos clientes e incentivar a fidelização
daqueles que já compram de você. Essa recompensa acaba incentivando o
consumidor a retornar em busca de mais produtos ou serviços. No caso do Dia dos
Pais, é a oportunidade de implicar a compra de mais produtos, ou até mesmo uma
compra não esperada para si.
Use o sistema ao
seu favor
Veja no cadastro dos seus clientes quem
costuma comprar no Dia dos Pais e envie mensagens personalizadas para
lembrá-los da compra do presente.
“Entenda o perfil dos consumidores e,
ao enviar a mensagem, é interessante ainda ceder vouchers de descontos, para
ser um atrativo a mais”, sugere o diretor.
Fique de olho no
estoque
Ao visualizar os produtos disponíveis,
é possível criar ações promocionais mais certeiras, saber quais produtos estão
parados e fazer uma ação direcionada e também identificar os produtos em
destaque para atender a demanda dos clientes. A gestão dos estoques é uma
vantagem competitiva e pode ser decisiva para os resultados de qualquer
negócio.
Aproveite o PDV de
forma inteligente
São nas lojas físicas que ocorre toda a
experiência de compra, pensando nisso, a parte visual é essencial. Nesse
momento, é importante levar em consideração tudo que o consumidor passa dentro
de uma loja e percebe nela: vitrine, disposição dos produtos, atendimento,
estoque, formato de compra, fila dos caixas, forma de pagamento, etc.
VarejOnline
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