Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Dia do estudante: mais de 455 mil estudantes brasileiros buscaram a educação internacional em 2022

Mercado brasileiro de educação internacional registrou
um crescimento de 18% em comparação com o
ano pré-pandêmico de 2019 
 Freepik)

“Além do aperfeiçoamento na língua estrangeira, contribui para alavancar e diferenciar-se o currículo no mercado de trabalho”, explica especialista


Comemorado desde 1927, o Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto e visa lembrar a importância do estudo na vida do cidadão. Mantendo essa data viva, muitas pessoas seguem com o hábito da aprendizagem ativo, seja por ainda estar na escola, passatempo ou para aperfeiçoamento da carreira.

Em 2022, o mercado brasileiro de educação internacional registrou um crescimento de 18% em comparação com o ano pré-pandêmico de 2019, consolidando o envio de mais de 455 mil estudantes para o exterior, segundo a pesquisa Selo Belta 2023, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta). O órgão visa certificar agências confiáveis do setor com o Selo Belta, por meio de um minucioso processo de análise financeira, técnica e de idoneidade.

“Os estudantes estão ávidos por novas oportunidades e experiências educacionais, principalmente após o período de reclusão devido à Covid-19. O intercâmbio vem como uma oportunidade de unir crescimento profissional, educação de qualidade e experiências enriquecedoras, que apenas quem o realiza sabe que é única” aborda Alexandre Argenta, presidente da Belta.

Ainda segundo a pesquisa, o principal objetivo da viagem internacional é a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes, representando 45% das motivações. Em seguida, há o interesse em investir em idiomas (29,2%) e vivenciar uma experiência que combina estudo, trabalho e turismo (10,6%).

O intercâmbio é a oportunidade perfeita para quem quer investir em uma educação diferenciada, afirma Argenta. “Além do aperfeiçoamento na língua estrangeira, contribui para alavancar e diferenciar-se o currículo no mercado de trabalho, influenciando na contratação” explica.

Conforme os dados, 75% dos estudantes têm o desejo de realizar um intercâmbio em breve. Dentre eles, 28,6% planejam vivenciar essa experiência no primeiro semestre de 2024, 21,2% no ano de 2025, e 15,4% têm o objetivo de embarcar no segundo semestre de 2023.

 

Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio
https://www.belta.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados