Pesquisadores de
IA, Neurociência e Neuromarketing revelam em livro como a tecnologia silenciosa
explora expressões, reações e até o fluxo sanguíneo para moldar hábitos dos clientes
Dados biométricos, colhidos a partir de
reconhecimento facial, da íris, retina, das digitais ou da voz, são analisados
por softwares capazes de capturar reações do consumidor, como o tempo gasto
observando um produto, as expressões faciais nesta análise, e o nível de
satisfação durante a experiência em uma loja online ou aplicativo. Com a
avaliação dessas respostas emocionais, é possível entender que fatores
influenciam diretamente as decisões de compra. Parece coisa do futuro? Na
verdade, isso já acontece e você nem percebe.
Em Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado,
Luiz Moutinho, pesquisador e futurecast de Marketing, e Karla
Menezes, pesquisadora em Neurociência do consumidor, detalham a
revolução da biometria no modo das empresas entenderem e interagirem junto aos
consumidores. No lançamento da DVS Editora, os especialistas
exploram as nuances das áreas cerebrais que influenciam preferências, impulsos
e comportamentos de consumo.
Grandes corporações já perceberam o valor da
biometria. A Samsung, por exemplo, registrou uma patente que detalha maneiras
de rastrear o fluxo de sangue do usuário e abre oportunidade para monitorizar a
saúde e a forma física. Startups trabalham para desenvolver tecnologia vestível
(wereable) na forma de adesivos de pele que recolhem dados biométricos e
monitoram desde a frequência cardíaca até hidratação da pele, além de encaminhar,
via e-mail, informações inteligentes e, se desejar, recomendações de produtos.
Moutinho e Karla apresentam técnicas
neurocientíficas úteis para otimizar campanhas, aprimorar a experiência do
cliente e impulsionar o sucesso dos negócios. O leitor terá acesso a insights
sobre tendências de Brand Sense, que trabalha os sentidos, a exemplo da ciência
por trás do inconfundível cheiro de carro novo, e Hipersonalização, configurada
pelo uso de dados para a oferta de produtos, serviços e soluções conforme a
necessidades de cada cliente.
Ao descreverem exemplos e experimentos de pesquisas
reais, e demonstrar aplicações de negócios com resultados promissores, os
especialistas abordam de que forma os padrões de comportamento já foram
integrados à biometria para fornecer recomendações personalizadas e até mesmo
exibir anúncios relevantes para um usuário específico.
Análise impactante sobre maneiras das tecnologias
biométricas e neurocientíficas moldarem hábitos de consumo, Neuromarketing
– Ciência, Comportamento e Mercado atesta que essa revolução já
está em curso, transformando silenciosamente a comunicação e a interação das
empresas com seus públicos.
Título: Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado
Autores: Luiz Moutinho e Karla Menezes
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-65-5695-095-2
Páginas: 264
Preço: R$ 89,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre os autores
Luiz Moutinho - Futurecast de Marketing e Gestão e pesquisador de Inteligência Artificial, Biometria e Neurociência em Marketing. Professor visitante de Marketing na Suffolk Business School, University of Suffolk, Inglaterra. Professor visitante de Marketing na The Marketing School, Portugal. Professor adjunto da Faculdade de Negócios e Economia, Universidade de Pacífico Sul, Suva, Fiji.
Karla Menezes - Mestre em Gestão Empresarial – Marketing
e Comportamento do Consumidor e Doutoranda em Gestão Empresarial – Marketing
e Consumo na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal).
Country Head da Kotler Impact em Portugal e no Brasil e pesquisadora em
Neuromarketing e Neurociência do consumidor. Docente do Programa Avançado em
Neuromarketing e Neurociência do Consumo da Faculdade de Economia da
Universidade de Coimbra.
DVS Editora
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