Especialista da
SIS Consultoria dá sugestões essenciais para serem colocadas em prática pelos
gestores da área da saúde
Adotar a comunicação e a transparência no trabalho
não são tarefas tão simples que acontecem do dia para a noite, especialmente
quando se tratam de organizações que têm uma cultura mais rígida, como muitas
na área da saúde. Ainda assim, uma comunicação transparente pode aumentar o
engajamento da equipe e reduzir retrabalho; por isso, todo esforço vale a pena.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e
consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, quando uma
comunicação transparente é implementada, os colaboradores passam a confiar mais
em seus gestores. “Além de aumentar o engajamento nas tarefas, uma gestão
transparente também reduz os gastos da empresa e amplia a produtividade dos
colaboradores, pois eles passam a se sentir parte da organização
verdadeiramente. Isso tudo contribui para o fortalecimento das relações
interpessoais e melhora o clima organizacional das clínicas”, explica.
Para Feltrim, existem algumas
dicas que a empresa pode usar para construir uma comunicação transparente. As
principais são: compartilhar os resultados positivos e negativos com a equipe;
cultivar a honestidade com a equipe e possuir uma equipe que valorize a
transparência.
Uma comunicação transparente, segundo o
especialista, também ajuda a evitar retrabalhos no dia a dia que costumam
ocorrer principalmente por falta de comunicação, além de cronograma apertado,
falta de planejamento, acompanhamento e controle ineficiente das tarefas. “O
retrabalho é o fruto de uma gestão de processos ineficiente e, mesmo que em
qualquer projeto aconteçam problemas que levem a isso, boa parte dessa
problemática poderia ser eliminada facilmente com a utilização de um gerenciamento
mais ativo e de uma melhora na comunicação”, analisa.
Algumas sugestões apontadas por Feltrim para evitar o retrabalho no dia a dia de uma clínica são:
- Melhore
a comunicação com a sua equipe;
- Estabeleça
um planejamento, crie um cronograma e cumpra-o;
- Identifique
e otimize processos ineficientes;
- Defina
um dono para cada processo;
- Entenda
cada processo do início ao fim;
- Automatize
processos operacionais repetitivos.
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