Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2023

Como ficam meus investimentos se a Selic ficar em 13,75% por muito mais tempo?

Especialista do C6 Bank diz que produtos híbridos repõem a inflação e ainda oferecem ganho adicional 

 

Os juros altos tornaram os investimentos em renda fixa mais atrativos do que nunca. A remuneração elevada desses produtos reflete o momento econômico atual, com juro alto (Selic a 13,75% ao ano) e inflação elevada.  

A dúvida é sobre quando os juros vão começar a cair. Pela projeção do time de economia do C6 Bank, o ciclo de redução começará apenas em 2024, mas há pressão para que isso aconteça antes.   

Em meio a esse cenário de incerteza, Igor Rongel, head de investimentos do C6 Bank, diz que uma boa opção para o investidor são os produtos híbridos, que combinam a rentabilidade prefixada com a pós-fixada, caso dos CDBs IPCA+. 

“Investimentos atrelados à inflação são mais abrangentes, pois amenizam o risco de o juro não cair e ainda garantem o ganho real, ou seja, o retorno além da inflação”, afirma Rongel.  

Para o cenário de queda dos juros, os produtos de renda fixa acabam trazendo uma oportunidade de ganho para o investidor. “Os prefixados continuam oferecendo uma boa remuneração. O investidor que comprar esses títulos agora consegue garantir uma taxa elevada e ganhar lá na frente, quando se espera que os juros comecem a diminuir", afirma Rongel. 

O risco dos prefixados é que se os juros subirem mais que a taxa contratada, o investimento aplicado renderá menos. “A verdade é que para estar bem protegido, independentemente da movimentação do mercado, a melhor recomendação é sempre diversificar a composição de sua carteira”, afirma o executivo. 

Por isso, o investidor também pode direcionar uma parte da sua carteira aos pós-fixados. Além de garantir uma remuneração que acompanha a variação da Selic, esses produtos continuam pagando taxas elevadas nos patamares atuais. 

No app do C6 Bank, o CDB de 4 anos está oferecendo uma remuneração de IPCA + 6,7%. Pelo mesmo prazo, o CDB prefixado de 4 anos paga 14,5% ao ano, enquanto o pós-fixado de 4 anos tem uma rentabilidade de 114% do CDI. As taxas variam conforme as condições de mercado. 

No C6 Invest, a plataforma de investimentos completa disponível dentro do app do C6 Bank, o cliente encontra dezenas de opções de renda fixa, com CDBs pós-fixados, prefixados e IPCA+ com diferentes prazos de resgate; renda variável, com um home broker que permite negociar ações, ETFs, BDRs, FIIs, minicontratos e contratos futuros de dólar e de índice; mais de 300 fundos de investimento de diversas categorias, incluindo renda fixa, renda variável, multimercado, cambial e cripto; e previdência privada.  

O cliente também pode investir por meio do C6 TechInvest, serviço de assessoria de investimentos do C6 Bank que auxilia o usuário a diversificar seus investimentos de forma personalizada. Além disso, a carteira passa por calibrações periódicas para adequar o nível de risco e buscar a melhor rentabilidade. Atualmente, estão disponíveis as carteiras mensais de ações, incluindo uma focada em dividendos e lançada recentemente em parceria com o JP Morgan Asset Management, de fundos e um mix composto por Ibovespa, S&P 500, Nasdaq 100, Tesouro americano, papéis atrelados à inflação do Brasil e juros prefixados, além de prata e ouro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados