Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2023

Governador de São Paulo sofre de crise renal, entenda a doença que pode atingir 11% da população mundial


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Partido Republicanos, precisou interromper sua agenda de compromissos em Londres, na segunda-feira, 27, devido a uma crise renal. De acordo com a Nefrologista Geovana Basso, diretora médica da Baxter, líder global em tecnologia médica, o caso do governador trata-se de uma cólica nefrética causada por cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins. São quadro agudos e de dor intensa. 

No mês de março, celebramos o dia de conscientização chamado Dia Mundial do Rim. Este dia começou em 2006 devido a necessidade de espalhar conhecimento das doenças renais. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estima-se que cerca de 850 milhões de pessoas no mundo, aproximadamente 11% da população, convivam com uma doença renal, sendo que ocorrem 2,4 milhões de mortes por ano.  Os rins são órgãos que desempenham funções imprescindíveis, das quais dependem o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo. Sua principal e mais conhecida função, é a filtragem de substâncias tóxicas do corpo. Porém, o órgão vai além. “Ele é capaz de manter o equilíbrio entre os minerais do organismo (como sódio e potássio), regular o pH do sangue, equilibrar o volume líquido do corpo e produzir hormônios e substâncias benéficas para o organismo, como a vitamina D”, informa a Nefrologista. 

Ainda de acordo com a SBN, no Brasil, 10% da população, ou seja, 1 em cada 10 pessoas possui algum grau de Doença Renal Crônica, situação caracterizada por uma lesão no rim que persiste por mais de três meses, o que faz com que esse órgão não funcione como deveria. Em sua fase mais avançada, conhecida como Doença Renal Crônica, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente. “Injúria e/ou doença renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. Ela pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, onde o quadro pode ser reversível, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível”, explica a médica.   

Uma forma de prevenir a perda da função renal e, consecutivamente, os impactos causados, é o diagnóstico e tratamento precoce. “Vale lembrar que a doença renal é silenciosa. Os problemas renais podem ser identificados pela análise de urina e/ou de creatinina no sangue. Por isso é indispensável o cuidado com a saúde dos rins em cada visita médica de rotina e quanto detectada a doença, o paciente deve ser encaminhado ao Nefrologista”, relata. 

Alguns cuidados são essenciais para manter a saúde dos rins. Para a Dra. Geovana, além da hidratação, é importante que as pessoas adotem hábitos de vida mais saudáveis, como manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e ficar de olho em outras condições que acometem os rins, como a obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo e doenças cardiovasculares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados