Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de março de 2023

Fotografias de metrópoles internacionais são destaque de nova exposição do MIS, “Fuga”

Com obras de Marcio Scavone, mostra entra em cartaz a partir de 4 de abril; 

Trabalhos usam técnicas fotográficas como múltipla exposição e uso do preto e branco; 

Artista também vai lançar livro e documentário, iniciativas que integram o projeto.

Fotografia de Marcio Scavone que integra a seleção da mostra “Fuga”. Crédito: Marcio Scavone.

 

Memórias, sonhos e referências estão presentes na exposição “Fuga”, que traz uma seleção de 50 fotografias de Marcio Scavone. Segundo o artista, “a imagem foge assim que o obturador fecha”. A mostra entra em cartaz a partir de 04 de abril no Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A entrada é livre e gratuita.

“Fuga” apresenta fotografias em preto e branco, elaboradas com múltiplas exposições e camadas. As imagens foram captadas em metrópoles de diversos continentes, como Nova York, Londres, Paris, Rio de Janeiro, Cidade do México, Tóquio e Roma, durante oito anos.

“As múltiplas exposições e as camadas dessas fotografias vieram naturalmente pela impossibilidade de se contar uma história apenas por um ângulo”, reflete Scavone. “Assim como duas melodias em uma música, o que é conhecido por ponto e contraponto, é possível uma combinação de imagens cuja formação tem seu início nas profundezas da mente do fotógrafo”, completa.

O livro “Fuga”, em grande formato e capa dura, impresso pela Ipsis gráfica, será lançado na abertura da exposição, às 19h do dia 4, no MIS. Na publicação, há também uma reflexão sobre a própria trajetória profissional de Scavone em forma de entrevista concedida ao curador e crítico de arte Agnaldo Farias.

Além da exposição e do livro, há um vídeo produzido por Lorenzo Scavone e um documentário sendo rodado dirigido por Maria Alice Arida com a mesma temática e conteúdo. Todas as ações integram o projeto City Visions, que nasceu da vontade “de escrever um livro sobre um fotógrafo que saiu pelo mundo para fotografar as cidades que estavam em seus sonhos desde criança”, conta Scavone.

 

Marcio Scavone |Tóquio | Foto: Lorenzo Scavone


O artista

Marcio Scavone nasceu em São Paulo, onde começou a fotografar profissionalmente aos 16 anos de idade como assistente do fotógrafo modernistas Marcel Giró. Estudou fotografia em Londres nos anos 1970. Seus retratos de personalidades brasileiras - tais como Pelé, Oscar Niemeyer, Fernanda Montenegro, Jô Soares e Roberto Burle Marx - tornaram-se referências na fotografia brasileira e encontram-se em museus e coleções particulares no Brasil e no exterior. Suas fotografias de publicidade foram premiadas com Leão de Ouro em Cannes e o Grand Clio em Nova York. Foi escolhido como um dos 50 fotógrafos do mundo convidados para o livro comemorativo dos 50 anos das câmaras Hasselblad na Suécia. Em 2017, foi eleito para a Academia Paulista de Letras, o que a seu ver foi o reconhecimento da fotografia como linguagem. Publicou mais de 15 livros individuais e dezenas de obra coletivas. Ele diz que escreve quando fica impossível fotografar e vice-versa. 

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC. A B3 e Lenovo são Mantenedoras Ouro do MIS, que tem o Apoio Institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master, Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro, TozziniFreire Advogados e Siemens na categoria Prata. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do Pestana Hotel Group e Telium.

 


SERVIÇO

Exposição: “Fuga”, de Marcio Scavone  

Abertura e lançamento do livro: 04/04 a partir das 19h

Data: de 04/04 a 30/04  

Funcionamento: terças a sextas-feiras, das 11h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h 

Local: Espaço Expositivo Maureen Bisilliat - Térreo MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Ingresso: gratuito 

Classificação: Livre 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados