Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2023

Março Borgonha: Mieloma Múltiplo é o segundo tipo de câncer sanguíneo mais frequente no mundo

 

Doença pode ser confundida com outras enfermidades, e diagnóstico
deve ser feito no início para maior taxa de sucesso do tratamento

 

O mês de Março marca o período de conscientização do Mieloma Múltiplo, uma doença que representa 15%¹ dos tumores hematológicos e 1% de todos os tipos de câncer diagnosticados entre a população. A enfermidade se desenvolve quando os plasmócitos tornam-se defeituosos e se acumulam na medula óssea. Essas células são chamadas de células malignas, ou células do mieloma³. Os casos costumam acometer pacientes com mais de 60 anos, mas podem também atingir pessoas mais novas. 

Estar atento a qualquer sintoma que apareça é um fator crucial para a descoberta da doença. Muitas vezes, os sintomas do Mieloma Múltiplo são confundidos com outras doenças, ou até desprezados. “Dores ósseas, fraqueza, infecções por repetição podem indicar o início da doença no paciente. Nestes casos, é importante fazer os exames adequados para rastrear a doença”, afirma o hematologista Angelo Maiolino, professor de Hematologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Segundo dados da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), o Mieloma Múltiplo atinge quatro a cada cem mil brasileiros, o que representa, aproximadamente, 8 mil novos casos por ano².
 

Como é feito o diagnóstico para o Mieloma Múltiplo? 

O diagnóstico da doença acontece, muitas vezes, a partir da queixa do paciente de dores ósseas persistentes. O Mieloma Múltiplo pode ser descoberto por meio de exames de rotina, mas a confirmação do diagnóstico requer a combinação de exames mais detalhados. A forma mais precisa de identificar a doença é pela biópsia de medula óssea, que rastreia alterações na produção de plasmócitos¹. 

“O Mieloma Múltiplo é uma doença que atinge predominantemente pacientes com idade mais avançadas. A partir dos 50 anos, já é necessário ficar atento às manifestações clínicas”, destaca o médico hematologista Angelo Maiolino.

 

Quais são os tratamentos disponíveis: 

Atualmente, no Brasil, o tratamento do mieloma múltiplo pode ser feito através de quimioterapia, inibidores do proteassoma, imunoterapia, bisfosfonatos, transplantes de células-tronco hematopoiéticas e imunomoduladores, que regulam o funcionamento do sistema imunológico4

A cada ano, crescem as perspectivas e opções de tratamentos aos pacientes, inclusive para os pacientes recidivados - quando a doença retorna a aparecer nos exames - ou refratários - quando o paciente não consegue responder aos tratamentos disponíveis: “Hoje, um paciente com Mieloma Múltiplo pode viver por mais 15 ou 20 anos com qualidade de vida”, destaca Maiolino.

  

Bristol Myers Squibb




Fontes:

1 Oncoguia - Sinais e sintomas do mieloma múltiplo: Link, acesso em 10.02.2023

2 Abrale - Escassez de dados sobre mieloma múltiplo prejudica elaboração de políticas públicas: Link, acesso em 13.02.2023

3 Abrale -- Mieloma Múltiplo o que é? Link, acesso em 14.02.2023

4 Conitec -- Relatório de recomendação -- Diretrizes Diagnósticas Terapêuticas Link acesso em 14.02.2023



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados