Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2023

De Sol a tela de celular: especialista lista causas e riscos do melasma no rosto; saiba como prevenir e tratar

 

O melasma é um uma alteração na pele em que surgem manchas com formatos irregulares em tonalidade acastanhada ou escura. A hiperpigmentação é desencadeada, principalmente, pela exposição solar e à luz visível, como a do celular, que afeta a autoestima e qualidade de vida das pacientes que procuram dermatologistas.  

Geralmente, as manchas surgem na pele do rosto, pescoço e colo, podendo aparecer também nos braços.  

"Mesmo sendo sempre atrelada à luz do sol, o melasma pode aparecer também pela exposição constante a outras fontes luminosas, como telas de celular, computadores e a iluminação interna de ambientes com luz artificial. Outros fatores que aumentam a chance do desenvolvimento de manchas são o uso de anticoncepcional, a gravidez, a predisposição genética e questões hormonais sem tratamento", afirma a dermatologista e especialista em estética avançada Kaline Ferraz. 

Além do autoconhecimento corporal, o acompanhamento médico especializado é essencial nesses casos para garantir a eficácia do tratamento. 

"Para tratar precisamos saber qual a camada da pele está sendo atingida pelo melasma da paciente. Ele pode estar na epiderme, na derme ou nas duas, por exemplo. Depois, estudamos um tratamento para aquele tipo de pele. No momento, o tratamento a laser com o Fotona Starwalker está oferecendo os melhores resultados. Porque ele quebra o pigmento em partículas menores e torna a eliminação mais fácil e com menos efeitos colaterais", explica a dermatologista. 

No entanto, alguns cuidados podem evitar ou retardar o surgimento do melasma. A especialista listou as precauções necessárias para isso. 

"Para a prevenção é muito importante o uso de protetor solar com cor, pois eles possuem óxido de ferro que protege contra a luz visível também e não apenas a solar. Outros filtros que podem e devem ser usados são os bonés, óculos escuros, guarda-sóis, roupas e outros acessórios", finaliza Kaline Ferraz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados