Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2023

Março Azul-Marinho: câncer colorretal cresce entre os mais jovens

Cerca de 10% das pessoas diagnosticadas se encontram abaixo dos 50 anos

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon e reto, é o terceiro tipo mais comum no Brasil, com estimativa de 44 mil novos casos identificados a cada ano. A campanha Março Azul-Marinho é dedicada à conscientização da doença.

Embora afete, principalmente, pessoas acima dos 50 anos, é importante ressaltar que a incidência da doença entre os mais jovens tem aumentado de forma significativa nos últimos anos.

Dados recentes apontam que, a cada ano, cerca de 10% dos novos casos diagnosticados são em pessoas abaixo dessa faixa etária. Essa tendência tem alertado os profissionais de saúde para a importância da prevenção e detecção precoce em todas as idades, incluindo os jovens.

Segundo o dr. Luiz Henrique Araújo, diretor Regional Rio de Janeiro da Dasa Oncologia e oncologista do Hospital São Lucas Copacabana, pertencente à Dasa, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e a sobrevida dos pacientes. “Essa detecção pode ser realizada por meio de exames de rastreamento, como a colonoscopia, que permite a detecção de pólipos ou lesões no cólon e no reto antes mesmo de se tornarem cancerosos”, explica.

“Além disso, adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, também é importante na prevenção da doença. É fundamental que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da doença, como a presença de sangue nas fezes, dor abdominal, alterações no hábito intestinal e perda de peso inexplicada”, afirma o especialista.

Araújo também salienta que, caso haja a detecção de algum desses sintomas, é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico adequados, pois, com o tratamento correto, é possível obter um tratamento mais eficaz e qualidade de vida para os pacientes com câncer colorretal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados