Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2023

Conhecimento médico dobra a cada 73 dias: Como acompanhar esse ritmo frenético de atualização?

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu, é impossível ter conhecimento de tudo sobre a medicina e explica como médicos podem se manter atualizados 

 

Se manter atualizado é fundamental para qualquer profissional, mas para os médicos onde um novo conhecimento ou a correlação entre eles pode ajudar a ter um diagnóstico mais preciso ou um tratamento mais efetivo, estar atualizado é essencial. 

No entanto, com a evolução da medicina e dos métodos de pesquisa o conhecimento médico passou a se multiplicar em um ritmo cada vez maior, segundo estimativa do Challenges and Opportunities Facing Medical Education, a partir de 2020 o conhecimento médico passou a dobrar em um período de apenas 73 dias, um ritmo humanamente impossível de ser acompanhado. 

Por isso, de acordo com o Pós PhD em neurociências e CEO da assessoria internacional MF Press Global, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, fundador do Teacher Coach, sistema que auxilia médicos a obterem novas formações, é preciso seguir uma estratégia de especialização assertiva. 

Conhecer e se aprofundar em todas as novas pesquisas, artigos, estudos não é um caminho viável aos médicos, em especial por eles, em geral, disporem de pouco tempo para dedicar aos estudos”. 

Por isso, é importante direcionar as atualizações necessárias, focando em áreas que fornecam um conhecimento amplo e complemente os já adquiridos, mas  sem excessos, uma das áreas mais buscadas para isso é a neurociência”. 

Entender melhor o funcionamento do cérebro é essencial para profissionais de qualquer área da medicina pois ele se integra a todos os órgãos e sistemas, além de auxiliar na compreensão do paciente, o que é fundamental, por exemplo, no nosso projeto Teacher Coach temos cirurgiões plásticos, cardiologistas, ortopedistas, entre outros, contando com um horário flexível e a assertividade necessária para se manter atualizado em meio a essa avalanche de novas informações” Explica Dr. Fabiano de Abreu.

  

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues - Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e genômica. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados