Para aqueles que tiveram a oportunidade de estar em Nova York em janeiro na NRF 2023, ficou claro que os varejistas estão muito preocupados em fazer mais com menos. Os tempos difíceis da pandemia, que esperamos já ter passado, mais os desafios de produtividade, custos e mudanças no comportamento dos clientes ainda estão presentes. Embora, como sempre na NRF, a tecnologia estivesse em todos os lugares, o foco foi na automação que traz diminuição de custos, aumento de produtividade e velocidade com precisão para as operações. Em resumo, o “back to basics” ou fazer mais com menos.
Uma das principais tecnologias para ajudar na jornada por eficiência é o RFID (Radio
Frequency Identification). A tecnologia revolucionou a indústria do
varejo, fornecendo aos varejistas uma série de benefícios, como aumento de
vendas e produtividade, redução de custos e prevenção de perdas. Na NRF, várias
empresas demonstraram o uso do RFID no varejo, mostrando sua versatilidade e
eficácia na otimização dos processos.
Como todos estão buscando fazer mais com menos, um dos principais benefícios da
tecnologia para os varejistas é a redução de custos. A ferramenta elimina a
necessidade de verificações de estoque manuais, reduz custos com mão de obra e
aumenta a eficiência. Também ajuda a reduzir a quebra de gôndola e o excesso de
estoque, levando a aumento de vendas e redução nos custos associados ao excesso
de estoque.
O RFID tem mostrado aumento de produtividade nas operações de varejo e fornece
dados de estoque em tempo real, permitindo que os varejistas tomem decisões
assertivas sobre os níveis de estoque e posicionamento de produtos. Isso resulta
em maior eficiência, bem como em melhoria na satisfação do cliente, já que os
produtos são mais facilmente acessíveis e disponíveis em estoque.
A prevenção de perdas é outro importante benefício da tecnologia RFID, que
permite rastrear o movimento de produtos por toda a cadeia logística e dentro
de uma loja, fornecendo aos varejistas uma visão completa de seu estoque. Isso
ajuda a reduzir furtos e garante que os produtos não sejam perdidos ou
equivocadamente colocados em outro lugar.
Os benefícios do RFID também se estendem ao ponto mais crítico para os
varejistas: aumento de vendas e margens, pois possibilita uma alocação
assertiva dos produtos que na prática quer dizer produto certo, no local e hora
certa, o que significa menor quebra e menos encalhe. Com isso, o varejista é
capaz de aumentar suas vendas e margens com impacto direto no seu lucro.
Várias empresas já estão usando a tecnologia RFID para melhorar suas operações
de varejo, incluindo Walmart, Zara e American Eagle Outfitters. No Brasil,
empresas como Riachuelo e Renner implementaram a tecnologia RFID com grande
sucesso. Como resultado de sua implementação de RFID, Riachuelo e Renner viram
um significativo aumento nas vendas, diminuição nas quebras e encalhes e,
consequentemente, aumento nas margens.
Outro aspecto interessante da tecnologia RFID é incrementar a experiência do
cliente nas lojas. Uma maneira de alcançar isso é por meio da implementação de
provadores inteligentes. Com a tecnologia RFID, os clientes simplesmente podem
levar as roupas que desejam experimentar para provador, e a tecnologia atualiza
automaticamente os dados de inventário, mantendo o controle do que foi levado
para o provador e do que foi abandonado. Os clientes podem interagir com telas
touchscreen no provador e ter acesso a todas as informações sobre o produto,
suas características, cores e tamanhos, bem como assistir a vídeos do item
específico sendo usado por um(a) modelo. Os clientes também podem interagir com
os consultores de vendas da loja de dentro da cabine de prova, solicitando
tamanhos e cores diferentes.
Do lado de fora, o pessoal de vendas pode acompanhar o que está no provador e
sugerir outros produtos (up sale) com a ajuda de algoritmos de inteligência
artificial. Isso não apenas melhora a experiência do cliente, mas também ajuda
na assertividade de alocação de produtos com dados de quantas vezes os produtos
vão para o provador e vendas convertidas.
Outra forma de a tecnologia melhorar a experiência do cliente é por meio de um
autoatendimento sem atrito. Com o RFID, os clientes podem simplesmente pegar os
itens que desejam comprar e sair da loja sem precisar passar pelo processo de
checkout tradicional. A tecnologia detecta automaticamente os itens que foram
retirados e cobra na conta do cliente, proporcionando uma experiência de
compras rápida e conveniente. Isso pode ajudar a reduzir as filas e os tempos
de espera, tornando a experiencia de compras mais agradável para os clientes.
Concluindo, a tecnologia RFID oferece uma ampla gama de benefícios aos
varejistas, incluindo redução de custos, aumento de produtividade, prevenção de
perdas, aumento de vendas e margens e melhoria da satisfação do cliente.
Ela pode melhorar potencialmente a experiência do cliente nas lojas, fornecendo
provadores inteligentes e autoatendimento sem atrito. Essas funcionalidades não
apenas melhoram a experiência de compras em geral, mas também fornecem aos
varejistas uma vantagem competitiva, ajudando a atrair e reter clientes.
Empresas que já implementaram o RFID viram melhorias significativas em suas
operações e a tecnologia deve continuar a desempenhar um papel importante na
indústria de varejo por muitos anos.
George Millard - CEO Mozaiko Stefanini, empresa
de software com soluções de otimização de processos para indústria, logística e
varejo.
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