Conab espera para este ano mais uma safra recorde, com aumento de 22,2% em relação ao volume registrado em 2022
O sistema
integrado da VLI começou a movimentar as primeiras composições carregadas com a
safra de soja 2023. Os carregamentos iniciais ocorreram no final de janeiro e
partiram do Terminal Integrador de Araguari (MG), de onde a carga segue pela
Ferrovia Centro-Atlântica em direção ao porto de Tubarão, no Espírito Santo;
ainda pela FCA, foram registrados carregamentos pelo Terminal Integrador de
Uberaba (MG), com destino ao Terminal Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam),
na Baixada Santista. O sistema norte da companhia também registrou
movimentações, no fluxo que vai do Terminal Integrador de Palmeirante, no
Tocantins, ao sistema portuário de São Luís. A Conab prevê para este ano mais
uma safra recorde, com aumento de 22,2% em relação ao volume registrado em
2022, alcançando 152,7 milhões de toneladas.
“O
agronegócio é um dos principais pilares da economia nacional. É motivo de
orgulho para a VLI atender diversos clientes deste segmento, instalados nas
principais regiões produtoras do Brasil. A integração entre portos, ferrovias e
terminais traz eficiência e confiabilidade aos nossos clientes, permitindo que
a safra brasileira seja exportada para diferentes destinos do
mundo”, afirma Bruno Pantoja, gerente Comercial de Grãos da VLI.
A grande
capilaridade do sistema multimodal gerido pela VLI permite que a soja captada,
principalmente, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato
Grosso, seja destinada à exportação em três complexos portuários distintos: São
Luís (MA), Vitória (ES) e Santos (SP). Para dar vazão a este fluxo, que tem
início agora e segue até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de
fevereiro, março, abril e julho, a companhia utiliza três corredores
logísticos, sendo eles os Corredores Centro-Sudeste e Centro-Leste da Ferrovia
Centro-Atlântica (FCA), além do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Outros
importantes ativos da companhia oferecem a integração e agilidade necessárias
para a operação de escoamento. São eles: os Terminais Integradores de Araguari,
Pirapora e Uberaba, em Minas Gerais; os Terminais de Porto Nacional e
Palmeirante, no Tocantins; além do Terminal Integrador de Porto Franco, no
Maranhão, que entrou em operação no segundo semestre de 2022.
Ferrovia
Centro-Atlântica
A Ferrovia
Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de
diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para
abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da
concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um
novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria
ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas
para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento
ainda mais amplo e eficiente aos clientes.
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