A adaptação escolar é um momento delicado que requer atenção, principalmente para pais com filhos na primeira infância. Lucas Seco, diretor pedagógico do Colégio Anglo Chácara, dá dicas de como passar por esse processo de forma leve
Seja para os pais com filhos que vão entrar na escola pela primeira vez, seja para aqueles que optaram por mudanças de uma instituição para outra, o início do ano letivo pode ser um momento desafiador e requer um cuidado especial para pais e filhos.
Na hora de
escolher a escola, além da qualidade do ensino e dos
valores da instituição, também entram na conta, em grandes cidades,
principalmente, aspectos que afetam o cotidiano da família, como localização e
horários de atividades curriculares e extras. Considerando esses pontos, Lucas
Seco, diretor do Colégio Anglo Chácara Santo Antônio, reflete sobre o que vem
sendo prioridade das famílias na hora da escolha de uma nova escola e sobre os
pontos que tem sido fundamentais para a tomada de decisão.
Com base no seu
contato com familiares e responsáveis dos alunos, Seco destaca o preço, a
distância entre casa e escola, e a proposta pedagógica como principais
critérios que influenciam na decisão. Ele também ressalta a importância de se
analisar os horários que cada instituição oferece.
“As famílias estão
cada vez mais atentas em vantagem extras oferecidas pela escola, como sistemas
bilíngues, aparatos tecnológicos e metodologias ativas, e consideram esses
fatores determinantes no processo decisório”, comenta.
Escolhi a escola, e agora?
A fase da escolha já passou: você já pesquisou bastante, visitou diversas instituições e está seguro de qual será a próxima escola da família. No entanto, agora é hora da adaptação. Como lidar com seus desafios e oportunidades da melhor maneira possível?
Mais do que um
local para ensinar e aprender, a escola faz parte da rotina das crianças e
adolescentes. É um ambiente no qual eles passam inúmeras horas e um dos
principais espaços de convivência e de desenvolvimento de habilidades sociais.
A escola é feita de e por pessoas.
Sendo assim, a
questão das emoções não pode ficar de fora. E desde o marco da pandemia de
Covid-19, muitas coisas mudaram. Instituições tiveram de fazer mudanças em prol
de uma educação mais humanizada e constante comunicação.
“É necessário ter
paciência para que cada aluno se desenvolva no próprio tempo. Não podemos tomar
as dificuldades como imaturidade da criança, mas como uma falta de oportunidade
para o desenvolvimento dessa socialização”, afirma o gestor.
Lucas Seco
complementa que os pais e professores são agentes importantes neste processo de
readaptação social ao fornecerem modelos comportamentais para relações sociais
e mediarem relações estabelecidas entre as crianças, sinalizando aquilo que é
adequado ou não, além de incentivarem uma maior autonomia social dos pequenos,
favorecendo, assim, novas relações.
Educadores como rede de apoio
Entendemos que a
aprendizagem passa pelo desejo de aprender. Por isso, é necessário mobilizar o
aluno através de interações para que ele possa se motivar. Em um contexto geral
voltado aos educadores, é preciso garantir a compreensão sobre a diferença
entre trabalhar com um currículo voltado para objetos de conhecimento e para
habilidades, ou seja, que ele tenha o domínio do que é a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), assim como faz o Colégio Anglo Chácara Santo Antônio que
possui uma grade curricular do Ensino Médio atualizada de acordo com as
exigências da BNCC.
“Para o educador,
é importante ter um olhar mais atento pois isso pode ajudar a dar um
acolhimento melhor. Ou seja, além de ações pensadas a longo prazo e que
demandam maior envolvimento e estrutura, acolher o corpo docente – e os
estudantes – pode ter início em atitudes pontuais, feitas com intenção”, explica
Lucas.
Reforçar
os aspectos positivos da nova fase
Depois de iniciar
no novo colégio, a próxima etapa decisiva para a adaptação escolar é a
demonstração de interesse na rotina da criança.
“Mesmo conhecendo
muito bem o filho, muitas vezes não conseguimos dimensionar o quanto seus
amigos, professores e o ambiente escolar anterior, por exemplo, eram
importantes na sua vida. É muito difícil ser tirado de um grupo e colocado em
outro em que você não conhece nada ou ninguém. Por isso, enfatize como é precioso
e gratificante fazer novas amizades, conhecer lugares novos e aprender coisas
inéditas”, finaliza o diretor.
A união entre
família, escola e professores é a base para um ano letivo de sucesso.
Anglo Chácara Santo Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário