Entenda como ele
contribuir para o relacionamento com o seu clientePixabay
A maioria das empresas já entendeu que investir no
relacionamento com o cliente contribui para o crescimento do seu negócio. Falar
sobre Customer Experience (CX) está intrinsicamente ligado a isso, já que ele
contribui para criar estratégias que visam fidelizar o cliente por meio de
excelentes experiências.
“Apostar em CX contribui para o aumento de receita,
autoridade da marca, satisfação dos consumidores e ainda cria relacionamentos
duradouros e de confiança”, explica Lucio Tezotto, COO da binds.co,
maior plataforma de monitoramento da experiência de clientes do Brasil.
Para entender os principais motivos de sua
implantação, a binds.co aponta 5 benefícios do
Customer Experience para melhorar o relacionamento com clientes. Confira!
- Permite
criar estratégias mais eficazes
A área de Customer Experience é responsável por
analisar dados importantes para um negócio, já que visa compreender a
experiência do cliente em todas as etapas da jornada de compra, as melhores
formas de interação, o que afeta as conexões, o comportamento do consumidor e
muito mais.
“Quando a gente realiza testes e confere o
que dá certo ou não com uma marca, é possível criar estratégias muito melhores.
A tomada de decisão passa a acontecer baseada em dados”,
diz Tezotto.
- Ajuda
a identificar e a solucionar os problemas no relacionamento com o cliente
Por mais que uma empresa tenha processos muito bem
estruturados, problemas acontecem. Mas ao compreender suas raízes, é possível
encontrar soluções para melhorar os relacionamentos, reter clientes com mais
facilidade e torná-los fiéis à sua marca.
- Transforma
a maneira como a sua empresa se relaciona com o cliente
Este, para a binds.co, é um dos pontos mais
importantes do Customer Experience. “A transformação na forma de se relacionar
só
acontece porque a área de CX é responsável por um estudo de campo muito
rigoroso. Ao interpretar corretamente os dados, você constrói uma narrativa
focada na melhoria constante”, conta o COO.
- Melhora
o Net Promoter Score – NPS®
“Um dos maiores erros dos gestores é avaliar
métricas, como o NPS, de forma isolada, interpretando que, se está alto, é bom,
mas, se está baixo, é necessário melhorar”, argumenta Tezotto, ao
explicar que por meio dessa métrica, é possível compreender o comportamento, a
economia, a psicologia, a sociologia e outros fatores por trás de cada
interação que o cliente tem com a sua marca.
Ir além do NPS possibilita prever as atitudes e
comportamentos futuros do seu consumidor, avaliando o impacto de uma empresa
para um cliente e como ele se sente com relação à sua marca. “Aplicar o
NPS é importante mas, isolado, ele não cria análises aprofundadas”,
afirma.
O CX é responsável por acompanhar outras métricas
de satisfação importantes que, se mensuradas paralelamente, podem tornar as
ações ainda mais impactantes.
- Permite
testes valiosos
E testes são essenciais para promover boas
estratégias de Customer Experience. Avaliar os resultados de cada ação para
conferir o que deu certo com o seu público e o que precisa ser
descartado/aperfeiçoado é o grande aprendizado.
“Ao conferir quais foram as estratégias que tiveram
um impacto positivo no relacionamento com o seu cliente, você investe nas ações
que impulsionam os laços de confiança, e assim sua empresa cria uma abordagem
que atribui valor à marca”, finaliza Tezotto.
binds.co
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