É impossível negar o poder das redes sociais. As mais diversas plataformas vêm se especializando na habilidade mais preciosa do mercado, que é reter a atenção do usuário com grande potencial de compra para uma determinada marca, transformando esse cenário em um ambiente sedutor para quem deseja impulsionar uma empresa ou um negócio.
E esse movimento ocorre quando é criado um tráfego
qualificado, o que demanda um trabalho eficiente em todas as etapas do processo
de marketing envolvendo uma entrega de conteúdo alinhado aos interesses da
audiência que se deseja conquistar.
Para usar todos os benefícios de estar nessas
plataformas, é preciso agir com agilidade ou existe a possibilidade de ser
engolido pelo mercado. Foi exatamente isso que aconteceu com a Blockbuster, que
em 1999, emitiu uma carta aos acionistas afirmando que a preocupação dos
investidores com as novas tecnologias era exagerada. Anos depois, as locadoras
perderam o espaço para o streaming e a multinacional teve um
final trágico.
A internet, por meio das redes sociais, é o local
perfeito para escalar um negócio porque permite impactar um maior número de
pessoas e de forma mais rápida. Ter uma presença on-line marcante e criar
conteúdo para atingir um milhão de usuários são dois itens fundamentais,
entretanto é preciso escolher qual é a estratégia mais efetiva e analisar o
público que se quer alcançar para potencializar o resultado esperado.
Outro ponto essencial que é o de realizar conexões
através de uma robusta rede de networking, o que pode ser o que faltava para
alavancar uma marca. Estreitar os laços com influenciadores ou, até mesmo
outras empresas, pode ser o diferencial entre um nome que segue estagnado e
outro que apresenta crescimento exponencial. Nos dias de hoje, relacionamentos
bem construídos podem abrir as portas para diversas oportunidades.
A falta de dinheiro não pode ser usada como
desculpa para deixar de dar início às campanhas de marketing digital. Não é
necessário contar com investimento alto para empreender na internet. Na maioria
dos casos, o retorno alcançado, mesmo destinando baixo orçamento para essa
finalidade, é muito maior em relação à quantia aplicada.
Conversão mesmo com baixo
orçamento
As plataformas digitais proporcionam controle sobre
os resultados o tempo todo. É possível acompanhar as métricas de crescimento do
negócio em tempo real e corrigir qualquer erro rapidamente, sem surpresas ou
anos de investimento perdido. As informações necessárias para resolver os
problemas e alavancar um negócio, que está ativo nas redes, são acessíveis e de
fácil entendimento.
Por ser um ambiente escalável, a internet pode
proporcionar um crescimento exponencial. Um exemplo disso são sites
como o Alibaba e o Aliexpress, que realizam milhares de transações todos os
dias sem ao menos ter um armazém. Eles popularizaram o termo marketplace,
resultando em vendas para os mais diversos comerciantes ao redor do mundo.
Hoje, o conceito é adotado por grandes varejistas brasileiros, como Magazine
Luiza e Lojas Americanas.
Separei algumas dicas para quem precisa de um
empurrãozinho para começar a investir nas plataformas, mas ainda não dispõe de
orçamento
-
Compartilhe conhecimento pertinente a sua audiência. Entenda
quais são os desejos e dores mais profundos daqueles que te seguem. Você
está aqui para ajudá-los, e quanto melhor entender sobre a pessoa, melhor
será seu produto e sua comunicação.
-
Planeje as postagens e crie o hábito de pensar estrategicamente.
Estar alguns passos à frente e saber aproveitar as hypes do momento podem
ser a chave que você precisa virar.
-
Apareça o máximo possível. Quanto mais nos mostramos, mais nos
conectamos com nosso público e alcançamos o tão sonhado engajamento.
-
A apresentação em um perfil comercial deve ser chamativa, porém com
informações claras. Afinal, essa é a introdução da marca para aqueles que
estão entrando pela primeira vez na página.
-
Esteja atento a novas fontes de seguidores. Para que um perfil
continue crescendo de forma saudável, é preciso entender onde está a sua
audiência, frequentando esses mesmos ambientes digitais.
Samuel Pereira - empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil.
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