De acordo com Éber
Feltrim, CEO da SIS Consultoria, esse tipo de problema pode ser reduzido com o
uso de tecnologia na administração de clínicas e hospitais
As glosas médicas são um processo de revisão e
avaliação de faturas emitidas por prestadores de serviços de saúde, com o
objetivo de verificar se a cobrança está correta e se atende aos padrões
estabelecidos pelas operadoras, sejam elas públicas ou privadas. É um
procedimento importante para garantir a transparência e a eficiência dos
processos, prevenindo erros e fraudes que possam afetar as finanças das
operadoras e dos pacientes.
No entanto, de acordo com
Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO
da SIS Consultoria, se não houver
um bom sistema de armazenamento de dados, as glosas podem se tornar uma dor de
cabeça para os gestores. “É possível minimizá-las realizando o preenchimento
correto das guias com as informações dos pacientes e dos serviços ou
procedimentos realizados. Infelizmente, a divergência nos pagamentos é algo
recorrente entre clínicas e convênios, mas com o avanço da tecnologia e a
automatização dos processos no preenchimento online, estas divergências estão
diminuindo”, relata.
Alguns passos podem minimizar o risco de glosas
médicas. “É importante que todas clínicas e hospitais realizem o cadastro de
seus pacientes e registro das atividades e prontuários de forma eficiente. Este
cadastro deve ser preenchido não apenas com os dados pessoais completos, mas
também com os itens do convênio do paciente, informando plano de saúde, número
da carteirinha, cobertura e outras informações”, pontua Feltrim.
Existem algumas categorias de glosas que se
diferenciam em alguns aspectos, mas todas resultam em retrabalho da atividade.
“A glosa técnica, por exemplo, refere-se à inconsistência no atendimento
técnico por parte do profissional, enquanto a glosa hospitalar refere-se a
inconsistências administrativas, como falha no preenchimento de informações.
Por sua vez, as glosas lineares dizem respeito ao relacionamento entre plano de
saúde e clínica, onde são informados serviços, procedimentos ou materiais que
não são cobertos ou previamente autorizados para o plano do paciente”, revela.
Para o CEO da SIS Consultoria, estar atento aos
prazos é fundamental para que o transtorno não se torne frequente. “É
importante que a clínica entenda o processo de atendimento ao paciente de
acordo com o convênio e seus prazos para envio de guias, documentos,
autorizações e liberações de procedimentos e serviços, evitando retrabalhos e
eventuais prejuízos”, declara.
Feltrim acredita que a tecnologia é fundamental para um bom andamento administrativo de clínicas e hospitais. “Essas soluções auxiliam na captação de informações do paciente e dos planos de saúde, sendo extremamente importante para um bom gerenciamento. Com seu avanço, já existe a integração entre os softwares e os sites dos planos de saúde, permitindo o compartilhamento das informações e minimizando os erros, gerando menos glosas hospitalares”, finaliza.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria.
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