Pesquisar no Blog

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Do bloco para avenida: dicas de maquiagem duradoura para a folia

Foto: Helio Melo  
Maquiadoras da Unidos do Viradouro compartilham técnicas para uma make-up à prova de suor e chuva                                                                                                                                       

O Carnaval é uma festa de cores, fantasias e, no calor do Rio, de muito suor. Para os foliões que pulam o dia inteiro nos blocos e ainda guardam energia para arquibancadas, camarotes e até em desfiles na avenida, um dos grandes desafios é manter a maquiagem resistente, algumas vezes, até às chuvas de verão.  

Para auxiliar quem quer ir além da purpurina e ousar com uma boa maquiagem, a   ex-aluna do Senac RJ e atual integrante da Equipe de Maquiagem Artística da Viradouro na Comissão de Frente, Glaucia Pandoro, se une a sua mestra Christina Gall, que coordena um batalhão de maquiadores na avenida e compartilham um pouco das dicas de make-up à prova de suor e chuva. Alguns segredos, Christina desenvolveu só para o desfile das escolas de samba. 

Após a higienização da pele e hidratação, misture 3 gotinhas de uma boa Blindagem em uma plaquinha e misture com a quantidade de base que irá usar. Aplique no rosto e faça uma boa selagem com pó solto. A selagem é um processo muito importante, assim como higienização e hidratação, pois potencializa o produto. ” – ensina Glaucia.  

O próximo passo é seguir com o contorno, iluminação, blush e batom. “Nos olhos, aposte no delineado com glitter ou muita cor, como preferir. Finalize com uma boa Bruma Fixadora para retirar todo o efeito do pó e deixar a pele mais viçosa e leve.” – explica. 

Criadora das técnicas importantes, Christina Gall acrescenta: “Quando trabalhei com os franceses em 2018 e ganhamos o campeonato, fiquei hiperfeliz, mas ao mesmo tempo, muito preocupada porque não encontrava no mercado brasileiro profissionais especializados em maquiagem artística que fizessem frente ao enredo proposto por Paulo Barros para o ano seguinte, 2019. Maquiagem de Carnaval exige especialização no uso de próteses e de outros materiais que garantem que os componentes das várias alas de uma escola de samba passem pela Avenida e cheguem à dispersão intactos, independente do suor, do calor ou da chuva”. 

 

Passo a passo: 

1 – Blindagem, para fixar a maquiagem, misturada à base. 

2 - Selagem com pó solto.  

3 – Maquiagem: contorno, iluminação, delineados com glitter, blush e batom.  

4 – Finalização com Bruma Fixadora, para suavizar o pó.  

 

Glaucia Pandoro - se formou no curso de Maquiador, na unidade de Niterói, e desde então não parou mais. Após participar do primeiro ano da parceria com o Senac RJ, em 2019, foi chamada para integrar a Equipe de Maquiagem Artística da Unidos do Viradouro, liderada pela premiada maquiadora Christina Gall. Nesta inciativa entre a escola de samba e a instituição de ensino, que completa este ano 4 carnavais, os alunos e ex-alunos maquiam componentes da escola no dia do desfile. A atividade funciona como um laboratório e abre oportunidades de atuação no mercado profissional. Em 2020, a jovem maquiadora iniciou sua marca própria de produtos veganos e cruelty free, a Pandoro Beauty (@pandorobeauty), com uma bruma fixadora. Hoje, já possui linha de pinceis, esponjas, delineadores, tônicos e pigmentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados