Novidades como avatares, realidade virtual e metaverso rondam o mundo do varejo e podem melhorar a experiência do cliente na rede
Desde a sua popularização, o
Instagram desenvolveu diversas ferramentas para ajudar pequenos e médios
empresários a criarem seus negócios no ambiente digital. Fazer marketing no
Instagram tem sido um dos maiores trunfos desses negócios.
Ocorre que nos últimos anos,
quem já usava a rede social como canal de relacionamento e comunicação com o
cliente, passou a enxergar (e usar) a plataforma como sendo a sua própria loja.
No fim de dezembro, o Instagram liberou a pesquisa anual de tendências “The
2023 Instagram Trend Report”, que reúne as principais novidades que
impulsionarão e moldarão a cultura da rede neste ano.
Veja como é possível melhorar
ainda mais a experiência do cliente na rede com as atualizações e tendências
previstas para esse ano:
Avatares: a geração Z está planejando criar mundos novos para expressar suas
individualidades e promover a igualdade - pelo menos, nos espaços digitais.
Esses usuários acreditam que os avatares devem refletir uma maior variedade de
corpos, roupas e tons de pele. A expectativa é que o aumento de influenciadores
virtuais proporcione inspirações para o mundo real.
Anúncios
interativos em realidade aumentada e virtual: experiencias virtuais imersivas que
incentivam maior interação com as marcas devem ganhar mais espaço. As tecnologias
de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) estão abrindo novas
oportunidades para o envolvimento do usuário.
Hoje, o uso mais popular dessas
tecnologias são os filtros — mas também podem ser usadas para oferecer
experiências de compra. Ao contrário da publicidade barrada por bloqueadores
ou, simplesmente, ignorada, esse formato permite que os usuários se envolvam
com a experiência da propaganda. E isso aumenta a probabilidade de eles se
engajarem com a marca, amplia o tempo de visualização dos consumidores e ajuda
a melhorar o reconhecimento da marca.
Conteúdo
recomendado: um item que não teve muito sucesso em 2022, mas que promete evoluir
neste ano. O recommended for you, ou postagens recomendadas, é
similar ao processo de recomendações de amigos e páginas a seguir de outras
redes, e vai pela seguinte lógica: indicar conteúdo útil e adequado às
preferências dos usuários.
Apesar de trazerem um conceito
similar ao conteúdo que aparece na seção de busca do Instagram, de entregar
conteúdo que possa interessar ao usuário, conforme interações e perfis que
segue, essa ferramenta é diferente.
Essas sugestões são mais
abrangentes, levando em conta a interação como um todo, mesmo os perfis que
você acompanha, mas não segue. Com o recurso, o Instagram pretende dar
continuidade ao seu objetivo de compartilhar e conectar pessoas e interesses de
valor para o usuário no feed.
Music
branding: parte de uma estratégia de marketing
sensorial, ter uma identidade musical pode criar fortes vínculos emocionais
entre a marca e seus consumidores. Existem muitos estudos e diferentes
metodologias que podem ser aplicadas para se chegar na playlist de música
perfeita para a construção da imagem de uma empresa.
Hoje, o jeito mais fácil de inserir música no Instagram é o Instagram Reels. Portanto, depois de criar a identidade musical da sua marca, gravar vídeos usando-as pode ser mais que um “som de fundo” - pois, essas canções podem reafirmar os valores de uma marca, tanto em sonoridade quanto nas letras. Assim como muitas escolhas no marketing, a música tem o poder de influenciar as sensações de maneira consciente e inconsciente.
Mariana Missiaggia
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/confira-as-tendencias-do-instagram-para-2023
Metaverso e NFTs
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