Carnaval é o feriado mais aguardado por muitos
brasileiros e conhecido mundialmente como uma época festiva de muita folia.
Durante esse período, é comum o aumento da aglomeração de pessoas nas ruas, o
que acaba chamando atenção de muitos criminosos que estão aguardando a
oportunidade de se aproveitar de uma distração das pessoas para praticar
diversos golpes.
Recentemente, cibercriminosos desenvolveram um novo tipo de golpe para roubar
dados de cartões de crédito durante os pagamentos por aproximação: eles fingem
ser funcionários das empresas de máquinas de cartões e simulam a
necessidade de uma atualização do dispositivo aos lojistas, para instalar o
malware nos aparelhos.
O propósito desta ação é capturar os dados do cliente assim que ele insere o
cartão físico na máquina para efetuar o pagamento. Mediante essa situação, é
possível realizar o envio das informações para os fraudadores remotamente,
possibilitando, assim, a clonagem do cartão para usos indébitos, mesmo que ele
esteja de acordo com as normas de segurança.
Outro golpe comum nessa época é o do “sequestro do PIX”. Nele, o malfeitor
arranca o celular da mão da vítima e sai correndo.
Por isso, é necessário levar em consideração as seguintes dicas abaixo para
aproveitar o feriado sem “dor de cabeça”.
Cuidados com o celular:
- Tenha atenção em como guardar seu aparelho. Procure não deixá-lo solto, e
evite ficar com ele na mão pelas ruas, pois isso pode facilitar a captura por
parte dos ladrões;
- Procure utilizar todos os métodos de segurança possíveis, como bloqueio
automático de tela, biometria facial e biometria digital;
- A senha de acesso ao banco deve ser exclusiva;
- Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim
de ocorrência online.
Cuidados com o cartão físico:
- Somente o proprietário do cartão deve inseri-lo na máquina e realizar o pagamento.
Se porventura o visor não lhe permitir visualizar o valor real do produto, não
finalize a compra;
- Sempre olhe ao redor e veja se, ao digitar a senha, ela não estará
visível para desconhecidos;
- Verifique o valor digitado e peça o comprovante impresso;
- Caso o lojista informe que precisa passar o cartão novamente, desconfie.
Observe se o valor da cobrança pelo aplicativo do seu banco é o mesmo;
- Caso o vendedor precise pegar seu cartão, certifique se o cartão devolvido de
fato é o seu.
Arnaldo Thomaz - country manager da BioCatch no
Brasil
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