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Estratégias de
educação corporativa continuarão sendo fundamentais para garantir que
profissionais e empresas acompanhem as demandas do mercado
Nos últimos anos, programas de educação
corporativa, em especial nos meios digitais, vêm se mostrando cada vez mais
necessários. Para além da guinada durante e após a pandemia, a capacitação de
profissionais é uma forma de garantir a competitividade das empresas, uma vez
que os setores da economia estão em constante transformação e a tendência é que
sigam nesse ritmo.
O relatório Futuro do Trabalho, desenvolvido pela
Manpower Group em parceria com O Futuro das Coisas, aponta que cerca de 40% das
habilidades conhecidas hoje precisarão ser atualizadas para atender às demandas
do mercado de trabalho no futuro. “O mercado como um todo é dinâmico. Não
importa o setor de atividade das empresas ou a formação inicial dos
profissionais, a demanda por conhecimentos cada vez mais específicos aumenta a
todo momento”, afirma Ana Paula Baseggio Lehmkuhl, Chief Human Resources
Officer (CHRO) do DOT Digital Group,
edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital.
O investimento em programas de treinamento e
desenvolvimento é indispensável, mas muitas empresas ainda não tratam a questão
como deveriam. O estudo Growth in the Flow of Work, realizado pela The Josh
Bersin Company, mostra que 4 em cada 5 organizações não têm uma área de T&D
bem estruturada.
Para auxiliar as empresas nessa empreitada, o DOT
destacou seis tendências da área para 2023:
Ensino híbrido ou à distância
– Os modelos de trabalho híbrido e remoto estão se
consolidando no Brasil. Essa tendência permite aumentar a retenção, reduzir
custos com espaço físico e alimentação, promover maior dinamismo na construção
da grade de conteúdos, estimular a autonomia e a autogestão dos colaboradores,
além de garantir um aprendizado mais efetivo pela variedade de ferramentas e
metodologias.
Cursos mobile – Os cursos via WhatsApp, por exemplo, podem atender à demanda de
profissionais com a rotina corrida. Com um celular em mãos, é possível acessar
conteúdos resumidos, rápidos e flexíveis, que podem ser consumidos com poucos
recursos tecnológicos e simplicidade no processo.
Treinamentos personalizados – Uma das críticas do sistema educacional tradicional diz respeito à
grande quantidade de conteúdos engessados e, por isso, a busca por materiais
específicos e assertivos é cada vez maior. Programas de T&D pensados
especificamente para as necessidades dos profissionais e da empresa onde
trabalham proporcionam resultados muito mais alinhados com os objetivos
definidos.
Universidades corporativas – Um espaço estruturado para promover experiências ricas, com melhor
gestão de dados, valorização da cultura organizacional e lifelong
learning na empresa. Uma Universidade Corporativa Digital é um
projeto que une todas as iniciativas de T&D, simplificando processos e
otimizando o aprendizado.
Immersive Learning – Esse tipo tecnologia do tipo proporcionam um ambiente de
aprendizagem imersiva, segura, controlada e sem
distrações, onde os resultados podem ser mensuráveis.
Gamificação – Apesar de não ser novidade, essa é uma estratégia que segue ativa, com o
potencial de manter os usuários engajados e envolvidos. Por meio de recursos
baseados nas mecânicas de jogos, a gamificação ajuda a estimular a colaboração
e melhorar o engajamento dos funcionários.
Para Ana Paula, desatar os nós da educação
corporativa demanda planejamento e busca ativa para identificar as necessidades
de capacitação dos colaboradores. “Depois de descobrir as lacunas, chega o
momento de escolher as plataformas e tecnologias que serão utilizadas no
processo. Hoje, as tendências do setor de Treinamento e Desenvolvimento oferecem
diferentes soluções para diferentes realidades”, finaliza.
DOT Digital Group
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