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segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Seis tendências de treinamento e desenvolvimento para 2023

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Estratégias de educação corporativa continuarão sendo fundamentais para garantir que profissionais e empresas acompanhem as demandas do mercado

  

Nos últimos anos, programas de educação corporativa, em especial nos meios digitais, vêm se mostrando cada vez mais necessários. Para além da guinada durante e após a pandemia, a capacitação de profissionais é uma forma de garantir a competitividade das empresas, uma vez que os setores da economia estão em constante transformação e a tendência é que sigam nesse ritmo.

O relatório Futuro do Trabalho, desenvolvido pela Manpower Group em parceria com O Futuro das Coisas, aponta que cerca de 40% das habilidades conhecidas hoje precisarão ser atualizadas para atender às demandas do mercado de trabalho no futuro. “O mercado como um todo é dinâmico. Não importa o setor de atividade das empresas ou a formação inicial dos profissionais, a demanda por conhecimentos cada vez mais específicos aumenta a todo momento”, afirma Ana Paula Baseggio Lehmkuhl, Chief Human Resources Officer (CHRO) do DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital.

O investimento em programas de treinamento e desenvolvimento é indispensável, mas muitas empresas ainda não tratam a questão como deveriam. O estudo Growth in the Flow of Work, realizado pela The Josh Bersin Company, mostra que 4 em cada 5 organizações não têm uma área de T&D bem estruturada.

Para auxiliar as empresas nessa empreitada, o DOT destacou seis tendências da área para 2023:

Ensino híbrido ou à distância – Os modelos de trabalho híbrido e remoto estão se consolidando no Brasil. Essa tendência permite aumentar a retenção, reduzir custos com espaço físico e alimentação, promover maior dinamismo na construção da grade de conteúdos, estimular a autonomia e a autogestão dos colaboradores, além de garantir um aprendizado mais efetivo pela variedade de ferramentas e metodologias.

Cursos mobile – Os cursos via WhatsApp, por exemplo, podem atender à demanda de profissionais com a rotina corrida. Com um celular em mãos, é possível acessar conteúdos resumidos, rápidos e flexíveis, que podem ser consumidos com poucos recursos tecnológicos e simplicidade no processo.

Treinamentos personalizados – Uma das críticas do sistema educacional tradicional diz respeito à grande quantidade de conteúdos engessados e, por isso, a busca por materiais específicos e assertivos é cada vez maior. Programas de T&D pensados especificamente para as necessidades dos profissionais e da empresa onde trabalham proporcionam resultados muito mais alinhados com os objetivos definidos.

Universidades corporativas – Um espaço estruturado para promover experiências ricas, com melhor gestão de dados, valorização da cultura organizacional e lifelong learning na empresa. Uma Universidade Corporativa Digital é um projeto que une todas as iniciativas de T&D, simplificando processos e otimizando o aprendizado.

Immersive Learning – Esse tipo tecnologia do tipo proporcionam um ambiente de

aprendizagem imersiva, segura, controlada e sem distrações, onde os resultados podem ser mensuráveis.

Gamificação – Apesar de não ser novidade, essa é uma estratégia que segue ativa, com o potencial de manter os usuários engajados e envolvidos. Por meio de recursos baseados nas mecânicas de jogos, a gamificação ajuda a estimular a colaboração e melhorar o engajamento dos funcionários.

Para Ana Paula, desatar os nós da educação corporativa demanda planejamento e busca ativa para identificar as necessidades de capacitação dos colaboradores. “Depois de descobrir as lacunas, chega o momento de escolher as plataformas e tecnologias que serão utilizadas no processo. Hoje, as tendências do setor de Treinamento e Desenvolvimento oferecem diferentes soluções para diferentes realidades”, finaliza.

  

DOT Digital Group

 

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