Comércio
internacional com país coirmão atingiu quase US$ 4 bilhões de acordo com dados
da Logcomex
Portugal tem sido uma rota importante para produtos
brasileiros na Europa. De acordo com dados da Logcomex, empresa que oferece
tecnologia para o comércio exterior, por meio de uma plataforma completa end-to-end,
que ajuda as empresas a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain
global, entre janeiro e outubro de 2022, o Brasil exportou um total de US$
3.887.590.598 em valor FOB para o país coirmão, com destaque para
exportações de óleo bruto, soja, milho, querosene de aviação, produtos
laminados planos de ferro ou aço, madeira e resinas.
Segundo Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, a proximidade de Portugal com a
Espanha, França e Reino Unido, coloca o país em posição estratégica no mercado,
como uma porta de entrada. Anualmente esses três países compram juntos do
Brasil mais de US$ 7 bilhões.
Helmuth ainda destaca o fato de Portugal ter a
vantagem de ser banhado pelo Oceano Atlântico, o que serve de recurso para
rotas marítimas.
Apoio governamental
O governo brasileiro oferece diversos programas por
meio de órgãos como a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas e Banco do Brasil, para fomentar a exportação de empresas
brasileiras.
De acordo com dados da plataforma da Logcomex, o
modal de transporte mais utilizado para exportações de produtos do Brasil para
Portugal é o marítimo (representando quase 95% das exportações).
As principais unidades de desembaraço da exportação
de produtos do Brasil para Portugal foram Itaguaí e Campos de Goytacazes, no
Estado do Rio de Janeiro, e Santos, em São Paulo.
Cinco dicas certeiras para
exportar produtos para Portugal
O CEO da Logcomex dá cinco dicas assertivas que garantem sucesso na exportação de produtos do Brasil para Portugal
1) Sempre pesquise novos
mercados em Portugal
Seja por escassez de oferta interna no país de
destino ou oferta de produtos ou serviços inferiores do mesmo segmento de
outros países, por exemplo, “sempre haverá oportunidade de exportar o produto”,
ressalta Helmuth.
Dessa forma, ele recomenda pesquisar sempre o
mercado e as novas oportunidades para saber como identificá-las, especialmente
quando o objetivo é exportar produtos do Brasil para Portugal.
Para tanto, ele recomenda ao empreendedor
brasileiro saber como oferecer seu produto, mostrando valor agregado e se
adaptar à necessidade do referido mercado. Igualmente importante é
conhecer as condições macroeconômicas, como competitividade da mão de
obra, taxas de câmbio, preços de insumos, entre outras variáveis.
Helmuth destaca que a plataforma de exportação
da Logcomex permite estudar o mercado de forma mais eficiente e prática,
identificando exportadores e importadores. Além de analisar o market-share da
empresa, podendo identificar oportunidades em novos mercados.
2) Considere as diferenças
culturais
A diferença cultural entre os dois países pode ser
um ponto crítico na hora de exportar produtos do Brasil para Portugal. É o
ponto no qual muitos exportadores erram, por não considerarem e pensarem em
situações culturais que podem fazer a diferença.
Na opinião do CEO da Logcomex, entender a cultura
estrangeira não deve ser pensado como um obstáculo na negociação. “Com um bom
planejamento, após conhecer o mercado e a cultura do país de destino, tudo pode
ser resolvido”, pondera.
Por outro lado, Helmuth recomenda estudar
profundamente hábitos, formas de comunicação e valores, para que esses itens
não se tornem um grande muro entre as economias dos países, inviabilizando
negociações. “É importante também entender suas sazonalidades para criar
um planejamento assertivo”, recomenda.
3) Escolha fornecedores
confiáveis
Como em qualquer negócio, ao exportar produtos do
Brasil para outro país, é fundamental trabalhar com parceiros confiáveis. Não
apenas que ofereçam produtos de qualidade e com preço
competitivo de mercado, mas que também cumpram todas as regras,
normas e exigências do comércio exterior. E, principalmente, que
sejam éticos para garantir o compliance, um fator fundamental quando
se trata de negociar com países da Europa.
Helmuth indica participar de feiras de negócios por
serem lugares estratégicos para conhecer potenciais fornecedores confiáveis e
de qualidade. “Outro recurso para tal é procurar
referências com outras empresas portuguesas que exportam a partir do Brasil”,
acrescenta.
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira é
outra opção para buscar informações e identificar, por meio de um serviço
especializado desse órgão, fornecedores que sejam mais indicados para determinados
negócios entre os países.
4) Providencie a documentação
necessária
Ao exportar produtos do Brasil para Portugal, para
que todo o processo internacional seja possível, é preciso que a parte
burocrática seja cumprida. Para isso, exportador e importador precisam ter
toda a documentação necessária envolvida.
Na importação de produtos do Brasil para
Portugal, os documentos mais comuns são:
- Fatura comercial
- Certificado
de origem
- Certificado
sanitário ou fitossanitário
- Packing list
- Bill of lading (para o transporte marítimo).
5) Use a tecnologia a seu
favor
A tecnologia é uma forte aliada para o empreendedor
ter todas as informações necessárias para sua exportação ou importação. A
plataforma da Logcomex auxilia no estudo de:
- Valores
médios do produto a ser exportado
- Novos
mercados de exportação
- Tendências
e movimentações dos produtos a serem exportados
- Redução
de custos de exportação
- Análise
do volume de exportações segmentado por estado
- Visualização
das principais unidades de desembaraço dos produtos, quantidade
exportada em peso, valor FOB total exportado e modais de transporte
utilizados.
Logcomex
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