A Lei nº 14.254/21 que prevê o acompanhamento integral de estudantes com
dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outros
transtornos de aprendizagem completa um ano este mês.
De acordo com ela, escolas das
redes pública e privada devem garantir acompanhamento específico, direcionado à
dificuldade e da forma mais precoce possível, aos estudantes com Dislexia, TDAH
ou outro Transtorno de Aprendizagem. Em tramitação há treze anos na Câmara e no
Senado, a Lei contou com a participação ativa dos profissionais do Instituto ABCD em sua composição e cooperando para disseminar
informações, estabelecer parcerias e buscar políticas mais inclusivas.
Segundo a presidente do
Instituto, Juliana Amorina, a nova legislação garante a perspectiva do
atendimento integral ao educando com dislexia. "Antes da lei, a condição
estava vinculada ao diagnóstico e ao tratamento ou à inclusão escolar. Agora, a
lei une os dois lados e é fundamental que seja assim, porque o indivíduo
funciona de forma integrada", declara a presidente.
O projeto prevê que as escolas
garantam aos professores da educação básica, a capacitação adequada para
identificar os primeiros sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem,
assim como para o atendimento educacional escolar dos estudantes.
"É importante ter em mente
que é na escola, onde se inicia o processo de aprendizagem e de leitura, que se
observam os primeiros sinais do transtorno. Não adianta o diagnóstico sem todo
o acompanhamento educacional e especializado para trabalhar com as
características da pessoa com dislexia. Por outro lado, de nada serve termos uma
escola preparada sem o diagnóstico e o acompanhamento adequado", diz
Amorina.
A lei chega para retirar oito
milhões de brasileiros da condição de invisibilidade. O próximo passo é a
regulamentação. Para se ter uma ideia, hoje, alguns estados e municípios
brasileiros já contam com legislação específica para garantir os direitos da
pessoa com dislexia e outros transtornos da aprendizagem: Espírito Santo, Minas
Gerais, Goiás, Rio de Janeiro são alguns deles. Somente no estado do Mato
Grosso são sete leis em torno do tema.
"Em um país continental, as diretrizes são essenciais, principalmente para
garantir os direitos das crianças que residem em estados mais afastados ou em
municípios menores, geralmente, sem acesso à saúde e à educação. Aliás, esse
foi justamente o cenário identificado no Perfil do Transtorno Específico da
Aprendizagem, Mapeamento lançado em 2021 pelo Instituto ABCD", finaliza a
presidente.
Sobre o Instituto ABCD
O Instituto ABCD é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha desde 2009 para melhorar e desenvolver a vida de pessoas com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.
Instagram: @iabcd
Facebook: @InstitutoABCD
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