Os
Estados Unidos são o país mais afetado, com mais de 11.000 ataques. No Brasil,
foram 453 ataques detectados.
Pesquisadores da Avast identificaram um golpe crescente de namoro por e-mail, que tenta enganar os usuários para que enviem dinheiro. O golpe existe e surge de uma ou outra forma há pelo menos 15 anos, mas evoluiu ao longo do tempo para evitar a detecção por filtros de spam. Esse golpe aparece como um e-mail, geralmente com um arquivo PDF anexado. Quando o usuário abre o e-mail, geralmente há fotos de uma mulher, uma mensagem 'dela' e um link para que o usuário possa 'falar com ela'. Uma solução criativa usada por esta campanha, para burlar os filtros de spam. é enviar um convite do Google Class com o mesmo conteúdo do e-mail.
Em ambos os casos, ao clicar no link, o e-mail redireciona o usuário para um site que pede o seu endereço de e-mail e finaliza pedindo à potencial vítima que pague por uma assinatura de € 39,99 (na Europa), para falar com a “mulher dos seus sonhos”. As pessoas afetadas por esse golpe relataram que, depois de pagarem a taxa de assinatura, nunca receberam nenhuma mensagem da suposta mulher do e-mail.
Em dez dias, a Avast detectou e bloqueou mais de 70.000 ataques, sendo 7.900 deles ocorridos na primeira semana. Os Estados Unidos foram o país mais atacado, com mais de 11.000 tentativas. A campanha maliciosa teve como alvo países da Europa e da Ásia, com números altos na França, Índia e República Tcheca. No Brasil, foram 453 ataques detectados.
Para ajudar os usuários a se protegerem contra este e outros golpes de namoro por e-mail, o especialista de segurança da Avast, Luis Corrons, compartilha as suas principais dicas:
- Mantenha o seu antivírus atualizado — Muitos softwares antivírus, incluindo o da Avast, agora incluem proteção para e-mail, seja na nuvem ou no dispositivo, e podem filtrar todo e qualquer e-mail suspeito que possa estar sendo inserido em sua caixa de entrada. Esta é a melhor e a primeira linha de defesa para manter esses golpistas afastados.
- Não clique em nenhum link, nem baixe nenhum anexo — O cibercriminoso por trás do e-mail pode estar tentando instalar um malware prejudicial no dispositivo do usuário ou roubar as suas informações pessoais por um outro método. A opção mais segura é não interagir com o e-mail, para evitar isso.
- Aprenda a decifrar um e-mail fraudulento — Neste cenário, o usuário está recebendo um e-mail não solicitado, de um remetente que ele não conhece e relacionado a namoro. Aja com cautela e analise os detalhes para ver se é algo que você esperaria receber, e de quem. Ao revisar o remetente, a gramática e a ortografia do e-mail, o usuário pode identificar rapidamente que este não foi enviado por alguém conhecido e com boas intenções.
- Na dúvida, apague! — O melhor curso de ação para qualquer e-mail, que o deixe inseguro quanto à sua legitimidade, é excluí-lo. Se acabar sendo um e-mail legítimo, é provável que o remetente solicite a confirmação do recebimento ou envie algo novamente.
Para mais
informações sobre a pesquisa, visite: https://blog.avast.com/looking-for-love-in-all-the-wrong-internet-places
Avast
www.avast.com
Para uma análise técnica profunda sobre ameaças no mundo online, visite o blog Avast Decoded: https://decoded.avast.io/
Para guias, dicas úteis e conselhos, visite a Academia da Avast: https://www.avast.com/pt-br/c-academy
Para obter mais informações sobre a Avast, visite: https://www.avast.com/pt-br/about e https://www.avast.com/company-faqs
Siga-nos no Twitter: @avast_BR
Faça parte da nossa comunidade no LinkedIn: https://www.linkedin.com/avast
Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/avast.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário