Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

6 maiores tendências de tecnologia para 2023

Divulgação
Segundo especialista da Ironhack, a Inteligência Artificial e o Metaverso estão entre os temas que devem continuar a se desenvolver no próximo ano


De acordo com uma pesquisa da Sambatech, 45,7% das empresas nacionais estão  implementando soluções relacionadas à Transformação Digital atualmente. Além disso, 30,5% desenvolvem uma estratégia dessa categoria no momento, enquanto apenas 1,9% não possuem plano algum. Os dados indicam que em 2023 devemos ver boa parte das marcas olhando com ainda mais atenção para o mercado de tech, o qual provavelmente terá desdobramentos importantes. 

Segundo Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da Ironhack, escola global de tecnologia, essas jornadas digitais serão determinantes para as companhias estabelecerem as suas posições no mercado. “As organizações que conseguirem utilizar ferramentas tecnológicas a seu favor, aumentando a produtividade e desenvolvendo a comunicação entre a sua rede de colaboradores e clientes, já entrarão no novo ano com vantagens significativas”, diz.

Diante dessa perspectiva, é imprescindível saber quais são os recursos de maior destaque no segmento tech. Por isso, o especialista elencou quais são as seis principais tendências do ramo para 2023:

 

  • Inteligência Artificial (IA) 

O teor de adaptação e simplicidade promovidos pela IA e o machine learning aumentará nos próximos meses, de modo a trazer a tecnologia para decisões cada vez mais estratégicas. “A coleta e interpretação de bases de dados gigantescas permitiu que as máquinas pudessem partir de tarefas relativamente simples para tarefas bem mais complexas. Inicialmente, ferramentas dessa categoria estavam preparadas para filtrar e-mails ou executar outras ações rotineiras, mas, com o tempo, receberam maior potência computacional e hoje conseguem analisar e fornecer informações muito mais arrojadas, abrindo espaço para uma atuação focada na inovação”, afirma Tibechrani. 

 

  • Metaverso  

Com o crescimento de segmentos como UX e UI, que valorizam a experiência do usuário, muitas marcas estão buscando formas de associá-los a ferramentas de realidade virtual e de realidade aumentada, inclusive internamente. “Com a concretização do home office e do sistema híbrido, há uma tendência dos gestores olharem com atenção para ambientes virtuais desenvolvidos e que aumentem o engajamento das suas equipes, com, por exemplo, reuniões mais produtivas e canais de comunicação eficientes”, destaca o General Manager Americas da Ironhack.

 

  • Wireless com novas funções 

Em plena chegada do 5G, a tecnologia wireless mudou a sua concepção de facilitadora da comunicação entre pessoas para uma verdadeira alavanca na geração de valor às marcas. “Hoje, há uma tendência em basicamente todos os setores por serviços menos burocráticos e que podem ser oferecidos por meio do acesso rápido ao meio digital. Nesse sentido, soluções de wireless ajudam as organizações com produtos mais conectados e facilmente controláveis, poupando uma série de custos e etapas desnecessárias”, ressalta Tibechrani. 

 

  • Aplicativos robustos 

A demanda por mão de obra qualificada é alta em todas as áreas de TI, especialmente quando falamos de programadores com conhecimento em front-end ou back-end. Para o executivo da escola global de tecnologia, essa necessidade do ramo em contratar esses especialistas só tende a aumentar, justamente porque os consumidores pedem por sites e aplicativos mais personalizados e dinâmicos. “O e-commerce e o crescimento de cotidianos digitais estão requisitando apps que fornecem experiências completas, fazendo com que as corporações procurem os profissionais que possuem as habilidades necessárias para estruturá-las”, reforça. 

 

  • Plataformas de nuvem 

Dados da Gartner mostram que, em 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas de nuvem para potencializar suas atividades no mercado. Portanto, a crescente por essas ferramentas deve continuar a acontecer, principalmente pela aceleração digital que ela consegue promover ao dia a dia das marcas. “São formatos eficazes em integrar uma imensidão de conteúdos online de maneira simples e ágil, o que facilita as funções de praticamente todas as áreas de uma companhia”, pontua Tibechrani.

 

  • Sustentabilidade 

A agenda sustentável está no topo de prioridades de governos e líderes mundiais, portanto deve prevalecer em 2023, independente de outras movimentações econômicas globais. “O uso inteligente de dados se espalhou para segmentos do agronegócio e energia; não à toa, profissionais que possuem conhecimentos em Data Analytics são muito requisitados por empresas pertencentes a esses setores para organizarem as informações digitais de modo a impulsionar as soluções das empresas, mas com menos impactos negativos ao meio ambiente e custos operacionais”, finaliza o General Manager Americas da Ironhack.

 

Ironhack

https://www.ironhack.com/br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados