Segundo
especialista da Ironhack, a Inteligência Artificial e o Metaverso estão entre
os temas que devem continuar a se desenvolver no próximo anoDivulgação
De acordo com uma pesquisa da Sambatech, 45,7% das
empresas nacionais estão implementando soluções relacionadas à
Transformação Digital atualmente. Além disso, 30,5% desenvolvem uma estratégia
dessa categoria no momento, enquanto apenas 1,9% não possuem plano algum. Os
dados indicam que em 2023 devemos ver boa parte das marcas olhando com ainda
mais atenção para o mercado de tech, o qual provavelmente terá desdobramentos
importantes.
Segundo Alexandre Tibechrani, General Manager
Americas da Ironhack, escola global de tecnologia,
essas jornadas digitais serão determinantes para as companhias estabelecerem as
suas posições no mercado. “As organizações que conseguirem utilizar ferramentas
tecnológicas a seu favor, aumentando a produtividade e desenvolvendo a
comunicação entre a sua rede de colaboradores e clientes, já entrarão no novo
ano com vantagens significativas”, diz.
Diante dessa perspectiva, é imprescindível saber
quais são os recursos de maior destaque no segmento tech. Por isso, o
especialista elencou quais são as seis principais tendências do ramo para 2023:
- Inteligência Artificial (IA)
O teor de adaptação e simplicidade promovidos pela
IA e o machine learning aumentará nos próximos meses, de modo a trazer a
tecnologia para decisões cada vez mais estratégicas. “A coleta e interpretação
de bases de dados gigantescas permitiu que as máquinas pudessem partir de
tarefas relativamente simples para tarefas bem mais complexas. Inicialmente,
ferramentas dessa categoria estavam preparadas para filtrar e-mails ou executar
outras ações rotineiras, mas, com o tempo, receberam maior potência
computacional e hoje conseguem analisar e fornecer informações muito mais
arrojadas, abrindo espaço para uma atuação focada na inovação”, afirma
Tibechrani.
- Metaverso
Com o crescimento de segmentos como UX e UI, que
valorizam a experiência do usuário, muitas marcas estão buscando formas de
associá-los a ferramentas de realidade virtual e de realidade aumentada,
inclusive internamente. “Com a concretização do home office e do sistema
híbrido, há uma tendência dos gestores olharem com atenção para ambientes
virtuais desenvolvidos e que aumentem o engajamento das suas equipes, com, por
exemplo, reuniões mais produtivas e canais de comunicação eficientes”, destaca
o General Manager Americas da Ironhack.
- Wireless com novas funções
Em plena chegada do 5G, a tecnologia wireless mudou
a sua concepção de facilitadora da comunicação entre pessoas para uma
verdadeira alavanca na geração de valor às marcas. “Hoje, há uma tendência em
basicamente todos os setores por serviços menos burocráticos e que podem ser
oferecidos por meio do acesso rápido ao meio digital. Nesse sentido, soluções
de wireless ajudam as organizações com produtos mais conectados e facilmente
controláveis, poupando uma série de custos e etapas desnecessárias”, ressalta
Tibechrani.
- Aplicativos robustos
A demanda por mão de obra qualificada é alta em
todas as áreas de TI, especialmente quando falamos de programadores com
conhecimento em front-end ou back-end. Para o executivo da escola global de
tecnologia, essa necessidade do ramo em contratar esses especialistas só tende
a aumentar, justamente porque os consumidores pedem por sites e aplicativos
mais personalizados e dinâmicos. “O e-commerce e o crescimento de cotidianos
digitais estão requisitando apps que fornecem experiências completas, fazendo
com que as corporações procurem os profissionais que possuem as habilidades necessárias
para estruturá-las”, reforça.
- Plataformas de nuvem
Dados da Gartner mostram que, em 2027, mais de 50%
das empresas usarão plataformas de nuvem para potencializar suas atividades no
mercado. Portanto, a crescente por essas ferramentas deve continuar a
acontecer, principalmente pela aceleração digital que ela consegue promover ao
dia a dia das marcas. “São formatos eficazes em integrar uma imensidão de
conteúdos online de maneira simples e ágil, o que facilita as funções de
praticamente todas as áreas de uma companhia”, pontua Tibechrani.
- Sustentabilidade
A agenda sustentável está no topo de prioridades de
governos e líderes mundiais, portanto deve prevalecer em 2023, independente de
outras movimentações econômicas globais. “O uso inteligente de dados se
espalhou para segmentos do agronegócio e energia; não à toa, profissionais que
possuem conhecimentos em Data Analytics são muito requisitados por empresas
pertencentes a esses setores para organizarem as informações digitais de modo a
impulsionar as soluções das empresas, mas com menos impactos negativos ao meio
ambiente e custos operacionais”, finaliza o General Manager Americas da
Ironhack.
Ironhack
Nenhum comentário:
Postar um comentário