Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Transplante de Medula Óssea precisa da compatibilidade HLA

Médico hematologista explica porque TMO não leva em conta o tipo sanguíneo

 

O tipo sanguíneo (dentre outros fatores) é o que determina a possibilidade de um transplante de órgãos, mas com o Transplante de Medula Óssea não é assim. Segundo  o Redome ( Registro Nacional de Doares Voluntários de Medula Óssea), o  transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula.

No Transplante de Medula Óssea (TMO) é a compatibilidade HLA que indica ser possível (ou não) o procedimento. HLA é a sigla em inglês para “Antígenos Leucocitários Humanos”, uma marca biológica presente em cada uma de nossas células. Cada indivíduo tem vários tipos de HLA, e os principais são: A, B, C, DR, DQ.

Herdamos o HLA dos nossos pais (metade da mãe, metade do pai), e é provável que, havendo um irmão, esse tenha 25% da mesma compatibilidade. Quando não há, procura-se essa compatibilidade nos bancos de doação de medula óssea, por isso é tão importante que mais e mais pessoas se tornem doadoras.
 

Para falar sobre o tema, eu indico o Dr. Roberto Magalhães, médico especialista em hematologia e transplante de medula óssea com formação internacional em Pesquisa Clínica e Translacional, com mestrado e doutorado e Médico Hematologista da UFRJ pelo Ministério da Educação.

Participou ao lado do Dr. Leandro Pataro da fundação e implementação do programa de Transplante de Medula Óssea do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), da Fundação da Unidade de Transplante Autologo de Medula Óssea do Hospital Icaraí e posteriormente do GHTN, Grupo especializado em tratamentos de hematologia de alta complexidade hospitalar (Tratamento das Leucemias Agudas, Transplante Autólogo e Alogênico de Medula).

Desde 2007, vem atuando na linha de frente e em pesquisas científicas para o tratamento de doenças hematológicas e transplante de medula óssea buscando as melhores práticas e tratamentos para seus pacientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados