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A importância da brincadeira é tão significativa que não é mais vista como distração infantil, é utilizada no processo de aprendizagem de crianças com necessidades especiais, procedimentos psicoterápicos e em dinâmicas de grupo na área organizacional, portanto atinge os adultos.
Qual o brinquedo recomendado para cada fase do desenvolvimento infantil?
O brinquedo ideal para cada fase da infância estimula o interesse e a atenção, como:
· de 0 a 6 meses: brinquedos coloridos, com texturas e tamanhos diversos, como móbiles e bichinhos de borracha que emitem som;
· 6 meses a 1 ano: chocalhos, mordedores, bichos de pelúcia, livro de pano ou de material impermeável para a hora do banho;
· 1 a 2 anos: brinquedos de puxar ou empurrar, blocos de montagem e desmontagem, brinquedos de encaixe, ambos com peças grandes e laváveis;
· 2 a 3 anos: carrinhos grandes, triciclos, balanço, blocos de empilhar com peças menores, brinquedos musicais, objetos com diversas cores e formas;
· 3 a 4 anos: objetos de montar e empilhar mais complexos, com peças pequenas, triciclos e carros maiores;
· 4 a 6 anos: jogos e brincadeiras com regras simples para estimular o raciocínio lógico e controle emocional, massa de modelar, pintura com giz e lápis de cor, para estímulo da atividade motora, quebra-cabeça e jogo da memória, para incentivar as atividades em grupo;
· 6 anos em diante: jogos de tabuleiro e de mesa, lego, pular corda, patinete e bicicleta.
Quais os benefícios do brinquedo no desenvolvimento da criança?
· estimula o desenvolvimento sensório-motor, importante para a habilidade motora fina no período de alfabetização;
· habilidade na resolução de problemas, necessária na vida adulta, que pode ser estimulada na infância com jogos de quebra-cabeça;
· desenvolvimento socioemocional: ser capaz de lidar e compreender as emoções e de relacionar-se com outras pessoas;
· atenção concentrada: manter o foco na atividade para realizá-la com correção e precisão;
· habilidade criativa e imaginação: a brincadeira promove o desenvolvimento criativo e o mundo da imaginação, principalmente com a elaboração de histórias com cenários e enredos;
· coordenação olho-mão: prestar atenção nas suas ações motoras, como nos jogos de empilhar blocos e construir torres, pois estimula equilíbrio, atenção e coordenação motora;
· na escola, permite que professores observem o desenvolvimento educacional, visto que nas brincadeiras as crianças representam os pontos fortes e as fragilidades no processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, em uma loja de brinquedos, é importante notar as vastas possibilidades de escolher objetos, respeitando a idade da criança; dessa forma, se contribui para a diversão e também para estimular o desenvolvimento infantil.
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