Plataforma TIM Ads ouviu mais de 128 mil pessoas em todo o país, com o objetivo de compreender a relevância da profissão às vésperas da celebração nacional do Dia dos Professores
A TIM promoveu
pesquisa realizada com 128 mil clientes do plano pré-pago de todo o Brasil, com
o objetivo de compreender a opinião do público sobre a importância da docência.
Foi também coletada a visão mais recente dos próprios profissionais da Educação
sobre as vantagens e desvantagens da profissão, além das dificuldades ainda
enfrentadas na pandemia.
Uma das principais constatações da
enquete diz respeito à relevância do professor para a vida: 68% dos
entrevistados disseram ser uma profissão “muitíssimo importante” e 12%
avaliaram como “importante” – totalizando 80%. Em contraste, outros 11%
avaliaram como “pouco” ou “nada importante”, enquanto 9% mostraram indiferença,
afirmando que a figura de um professor é “nem muito nem pouco importante”.
Já 11% dos respondentes que exercem
ou exerceram a função de professor apontaram os prós e contras da profissão.
Como vantagem, empataram com 25% o fato de poder ser uma influência para o
futuro da sociedade e de poder contribuir com a formação das pessoas. Já 21%
apontaram como benefício do professorado a oportunidade que se tem de
contribuir para uma melhora do país. Apenas 9% enxergam a profissão como fonte
de renda.
Em relação às desvantagens, liderou
a falta de reconhecimento (22%), a baixa remuneração (20%), a falta de respeito
(18%) e também a falta de interesse e dedicação dos alunos (17%). O estresse
elevado também foi reclamado por 16% dos professores, assim como a falta de
engajamento do país em relação à atividade docente, que foi mencionada por 11%.
A pesquisa também trouxe uma
atualização em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores durante a
pandemia. A falta de acesso à internet lidera as reclamações, mencionada por
15% dos participantes. Eles ainda apontaram como dificuldade a retenção da
atenção dos alunos durante as aulas online (12%) e o despreparo das famílias
para apoiar os jovens (11%). Por outro lado, 8% se queixaram de despreparo
dos próprios professores para dominar aulas à distância.
O levantamento obteve respostas de
clientes de 14 a 60+ anos de idade, sendo o principal público respondente das
faixas etárias até 24 anos (50%) e de até 35 anos (30%). Entre as 128.479 pessoas
ouvidas, 11% identificaram-se como professores ativos ou inativos, sendo 44% da
rede pública, 32% da rede privada e outros 32% professores particulares.
A pesquisa foi aplicada de 13 a 19
de setembro, pela plataforma TIM Ads da própria operadora, que concede bônus
para navegação na internet em troca de respostas. Os dados dos usuários são
mantidos em sigilo e apenas o resultado final é publicado.
Investimento em Educação
A TIM valoriza os profissionais de
Educação e tem investido em iniciativas que fomentam o ensino remoto, ajudando
a promover o desenvolvimento do país. Em julho, a operadora ingressou na área
de Educação e anunciou uma parceria com a Ampli, empresa do grupo Kroton
(vertical B2C de ensino superior da Cogna Educação), que permite ampliar o
acesso à educação por meio da sua tecnologia, incentivando a democratização do
ensino e apoiando o país a aumentar sua taxa de empregabilidade.
Desde então, clientes de todos os
planos da operadora – incluindo a ultra banda larga fixa TIM Live e ofertas do
segmento corporativo de pequenas e médias empresas – têm descontos na graduação
à distância e acesso gratuito a cursos livres da Anhanguera Educacional, por
meio de uma plataforma 100% digital, chamada Ampli, avaliada com nota máxima
pelo Ministério da Educação (MEC), e sem consumir do pacote de internet.
A parceria oferece mais de 400
cursos livres e cerca de 250 de graduação e pós-graduação no formato de Ensino
a Distância (EaD), com aulas mais dinâmicas e apropriadas para pequenas telas.
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