• Estudo realizado pela Mars
Petcare revelou que os pets reduzem o estresse das crianças durante a
aprendizagem virtual e aumenta os níveis de energia e motivação
• Levantamento também traz os
impactos positivos que a interação humano-animal (HAI) pode ter nas crianças
durante o confinamento
Após quase um ano e meio de pandemia, os efeitos
do isolamento social ainda podem ser observados por grande parte da população.
E com as crianças e jovens não é diferente, principalmente no âmbito escolar,
que precisou ser adaptado de um dia para o outro.
Diante desse novo cenário híbrido, com parte dos
estudantes brasileiros retornando ao ensino presencial, mas com a continuidade
de atividades online, a Mars Petcare realizou um estudo inédito para avaliar as
percepções dos professores sobre os benefícios potenciais dos animais de
estimação na sala de aula virtual. A empresa também apurou como os pais
analisam os impactos positivos que a interação humano-animal (HAI) pode ter nas
crianças durante o confinamento.
Os dados mostraram que 79% dos professores
notaram que seus alunos se sentem menos estressados na sala de aula virtual
quando seu animal de estimação está por perto, e 83% dos entrevistados acham
que a interação com o pet é importante para reduzir a ansiedade. Outro ponto
relevante foi a constatação de que 87% dos professores dizem que ter um animal
de estimação em casa pode ajudar as crianças a se sentirem menos solitárias.
"Os pets têm ocupado um papel cada vez mais
importante dentro das famílias, e a pandemia intensificou a relação entre os
tutores, principalmente pelas mudanças de hábitos que afetou grande parte da
população, incluindo as crianças. O intuito da pesquisa com os professores e
famílias era entender, no cenário brasileiro, como os pets têm interagido com
os estudantes durante o momento de aprendizagem online e como isso pode ser
benéfico daqui para frente, mesmo com o retorno ao ensino presencial.",
explica Sheila Guebara, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Petcare.
No questionário direcionado aos pais, os dados
mostraram que 77% dos responsáveis disseram que o filho fica mais motivado
quando seu animal de estimação está por perto durante o dia e 76% acreditam que
o pet ficou mais calmo agora que passa mais tempo com as crianças. Já no âmbito
escolar, o levantamento mostrou que a interação com animais de estimação ajuda
as crianças a se relacionarem com seus colegas (68%), é boa para a saúde mental
de seus filhos (73%) e ajuda no ensino (73%) quando têm a companhia do amigo
pet.
Tanto os pais (78%) quanto os professores (87%)
concordam que a interação com animais de estimação deve ser usada nas
atividades escolares, quando apropriado.
A pesquisa foi feita virtualmente com pais e
professores que dão aula no Brasil para crianças entre 5 e 17 anos. Confira
abaixo alguns recortes:
Benefícios no desempenho escolar
A pesquisa revelou que ter um animal de estimação
em casa ajuda no desempenho acadêmico e na motivação na sala de aula virtual.
- 67% professores acreditam que ter um animal de
estimação em casa pode melhorar o desempenho acadêmico das crianças;
- A maioria diz que passar o tempo com um animal
de estimação aumenta os níveis de energia da criança (83%) e motivação (81%) na
sala de aula virtual;
- Os professores também acham que as crianças se
envolvem mais nas aulas quando seu pet está por perto (69%) e acham mais fácil
se concentrar nos trabalhos escolares (62%).
Benefícios no ambiente de ensino
Segundo o estudo, os professores disseram que a
interação com animais de estimação ajuda a tornar as aulas virtuais mais
envolventes.
- 85% dos professores acham que os programas de
interação com animais de estimação nas escolas podem ajudar a tornar as aulas
mais envolventes e interativas;
- 8 em cada 10 professores acham que programas de
interação com animais de estimação nas escolas podem aumentar a frequência dos
alunos às aulas (81%) e ajudar os professores a recompensar os estudantes por
bom comportamento (78%);
- 9 em cada 10 dizem que as crianças podem
compartilhar seu amor pelos animais na sala de aula virtual quando o pet está
por perto.
Benefícios para professores
Os profissionais também reconheceram que não são
apenas as crianças que se beneficiam da interação com animais de estimação na
sala de aula virtual.
- 75% dos professores entrevistados disseram que
ver um pet durante a aula permite conversar com os alunos sobre algo que não
está relacionado ao trabalho e 82% disseram que os ajuda a criar laços com os
alunos;
- Eles também reconheceram que a interação com o
animal de estimação faz bem para a saúde mental dos professores (74%).
- Com esses dados é possível perceber o impacto
positivo no bem-estar emocional de crianças e adolescentes durante o
confinamento, além de enxergar que a convivência com animais de estimação se
tornou importante e necessária na rotina do homeschooling desses alunos.
Benefícios para a solidão
De acordo com o estudo, os pets ajudam a combater
a solidão dos pequenos.
- 88% dos pais concordam que o animal de
estimação ajuda o filho a se sentir menos sozinho.
- Os pais dizem que a interação com animais de
estimação ajuda as crianças a se relacionarem com seus colegas (68%).
Mars,
Incorporated
Nenhum comentário:
Postar um comentário