Pesquisar no Blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Congelamento de óvulos é alternativa para mulheres em tratamento de câncer

 Especialista em reprodução humana, Dr. Nilo Frantz, explica sobre o procedimento que preserva a fertilidade feminina

 

O Outubro Rosa faz parte do calendário mundial da saúde por ser um movimento de conscientização à prevenção do câncer de mama, assim como o alerta para o seu diagnóstico precoce. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Durante o tratamento do câncer de mama, as pacientes são submetidas à quimioterapia e radioterapia, que podem causar insuficiência ovariana e desencadear uma menopausa precoce e, consequentemente, a infertilidade.

"Não são todas as pacientes em tratamentos de câncer que acabam perdendo sua fertilidade. Tudo isso depende do tipo de tumor e da intensidade do tratamento, mas o congelamento de óvulos é indicado para preservar a fertilidade de mulheres em idade reprodutiva e deve ser feito antes da mulher se submeter à quimioterapia e radioterapia", explica Nilo Frantz, médico especialista em reprodução humana da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, em São Paulo.

O congelamento de óvulos também é indicado para mulheres que desejam postergar ou ainda não decidiram se querem uma gestação no futuro. A idade ideal para fazer o procedimento é entre 30 a 35 anos. Mesmo feito esse procedimento, há também a chance da mulher ter uma gravidez de forma natural, mas se isso não ocorrer, esses óvulos podem ser utilizados para uma reprodução assistida.

Com o passar dos anos, o relógio biológico feminino diminui a quantidade e a qualidade dos óvulos que a mulher possui, uma vez em que ela já nasce com todos os óvulos que terá durante toda a sua vida, até que chegue a um certo limite e entre em menopausa.

"Talvez ainda mais importante que a diminuição da reserva ovariana esteja o fato da piora da qualidade oocitária, que também ocorre com o passar dos anos. Esta piora leva a uma menor chance de gravidez, maiores riscos de abortamentos, malformações e síndromes com o avanço da idade. Estas alterações passam a ser mais significativas após os 36 anos de idade", salienta o especialista.

O objetivo do congelamento de óvulos é mostrar claramente às mulheres que as chances de gravidez de maneira natural ou com tratamentos caem drasticamente com o avançar da idade. Assim como ocorre um aumento no risco de aborto e de doenças genéticas.

"Existe uma tendência mundial em que as mulheres estão adiando o momento para iniciarem a tentativa de engravidar. Isso faz com que as chances de gravidez diminuam e que aumente o número de pacientes inférteis. E a única maneira de tentar evitar os danos que a idade causa sobre o potencial reprodutivo da mulher, é através da Preservação de Fertilidade - com o congelamento de óvulos ou embriões, o que dá total autonomia para a mulher decidir em qual idade quer ser mãe, assim preservar a fertilidade de mulheres diagnosticadas com câncer", enfatiza Dr. Nilo Frantz.

 

Partiu, Congelar?

A Nilo Frantz Medicina Reprodutiva criou a campanha Congelamento de Óvulos, preserve suas possibilidades, para incentivar a preservação da fertilidade através do congelamento de óvulos, permitindo que a mulher ganhe mais tempo para decidir "se" e "quando" quer ser mãe. Para isso, duas ações fazem parte do lançamento da campanha.

Como parte da campanha, lançou a websérie que conta a história de duas profissionais da Nilo Frantz, mulheres que há mais de 20 anos trabalham na área de reprodução assistida e agora resolveram congelar seus óvulos. São cinco episódios com Fernanda Robin e Joana Chagas, que compartilham com o público suas jornadas particulares de decisões e etapas do congelamento, realizado pela especialista em reprodução humana, Simone Mattiello.

Já nas clínicas de São Paulo e Rio Grande do Sul, a campanha além de focar na disseminação de informação, oferece descontos de até 20% no procedimento com o objetivo de democratizar o acesso ao tratamento.

A websérie completa pode ser assistida no link .

 


Nilo Frantz Medicina Reprodutiva

Endereço: Av. Brasil, 1150 - Jardim América - São Paulo - SP, 01430-001

Instagram

Facebook

Youtube


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados