Análise da Kantar aponta que pedidos realizados pela plataforma figuram entre as preferências da classe C e de consumidores mais maduros
A pandemia de Covid-19, o isolamento social e fatores como desemprego, queda do poder de compra e auxílio emergencial, influenciaram diretamente a dinâmica de consumo dos brasileiros, que estão recorrendo muito mais ao ambiente online para fazer compras. Nesse contexto, o WhatsApp teve um papel importante durante o segundo trimestre de 2021 e vem ajudando a democratizar o e-commerce no País. A constatação está na mais recente edição do Consumer Insights, estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que se refere ao segundo trimestre de 2021.
A análise mostrou que 47% do volume comprado na plataforma de mensagens foram feitos por pessoas da classe C. Além disso, o aplicativo ganhou força entre os consumidores mais velhos, já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos.
A plataforma de mensagens se destacou diante de outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas. As categorias mais procuradas por meio dela foram água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.
O
levantamento também ressaltou outras tendências importantes relacionadas à
jornada de compra do público brasileiro. Canais com menos repasses de preço,
por exemplo, passaram a atrair mais compradores, levando também a uma maior
procura de marcas mais baratas – com destaque para o Pequeno Varejo de
Autosserviços, o mais relevante durante o trimestre. Além disso, o cenário de
pressão inflacionária, associado à deterioração da renda, aumento do endividamento
das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, desacelerou
as compras de abastecimento, dando espaço a compras menores com tíquetes
intermediários e diminuição do número de categorias no carrinho de compra.
Kantar
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