Administrar qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou online, requer muito planejamento e estratégia. Isso significa que, frequentemente, é necessário mapear a concorrência, fazer análises e estudar as métricas e indicadores, que são os resultados compostos por números e dados, que ajudarão a entender a performance do negócio.
Antes de analisar seus KPIs (Key
Perfomance Indicators), é necessário estudar minuciosamente seu modelo de
negócio para ver quais fazem mais sentido para sua empresa. Alguns indicadores
são universais, como faturamento, despesa, margem líquida e ticket médio.
Outras, no entanto, são específicas para quem atua com as lojas virtuais. Por
isso, com o objetivo de ajudar quem precisa conhecê-las melhor, o Magis5,
Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, lista os seis
principais indicadores de e-commerce.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC é a soma de tudo que foi investido para gerar um
determinado número de novos clientes, dividido pela quantidade de adquiridos.
Portanto, quanto menor o CAC, melhor para o seu negócio, pois isso significará
que está gastando menos para conquistar mais consumidores.
Esse indicador é um dos mais
importantes para qualquer negócio, afinal o tempo de vida do seu cliente e o
quanto ele deixa de receita para sua empresa deve ser maior que seu custo de
aquisição.
Taxa de Conversão
A taxa de conversão é representada pelo número de visitantes
no site que realizaram uma compra, dividido pelo número total de pessoas que
entraram na sua loja. Quando esta taxa está baixa, é necessário conferir o que
está fazendo os consumidores desistirem de comprar, como layout, velocidade do
site, navegabilidade da página e, principalmente, a oferta dos produtos,
experiência e atendimento ao usuário.
Você pode analisar esse indicador ao
longo da jornada de compra, desde a aquisição do usuário, nutrição e conversão
do funil de vendas.
Abandono de Carrinho
Essa métrica é calculada a partir da seguinte fórmula: número
de compras de um produto, dividido por número de carrinhos criados - 1 x 100.
Quanto maior for a taxa de abandono de carrinho, pior será - isso significa que
as pessoas clicaram no produto, colocaram no carrinho de compras e, por algum
motivo, não finalizaram a compra. Diversas atitudes podem ser tomadas em caso
de desistência do cliente, como enviar um e-mail lembrete e fazer remarketing.
Quantidade Média de Produtos
Essa métrica é importante para entender quantos produtos, em
média, saem por pedido, e isso ajuda a medir, por exemplo, se as pessoas
compram mais produtos por pedido, para pagar um único frete, ou até mesmo
ganhar algum desconto progressivo.
Taxa de Rejeição
Essa é essencial para conhecer a quantidade de pessoas que
saíram da sua loja virtual sem interagir - ou seja, deixaram o site na mesma
página que chegaram, sem navegar. A taxa de rejeição é importante para entender
se a página que as pessoas acessam ao chegar no seu e-commerce está com poder
de conversão.
Return On Investment (ROI)
Essa é a mais famosa métrica para quem trabalha com
Marketing Digital. O ROI mede o retorno sobre o investimento em uma determinada
mídia e é calculado da seguinte maneira: receita / custo do investimento. Esse resultado mostrará o que, de fato, determinada mídia
está trazendo de retorno direto para o seu negócio.
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