Desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, tenho certeza de que todos nós já sentimos ou passamos por inseguranças. O medo de contrair o vírus da Covid, instabilidade no emprego, adaptações frente às adversidades além de tudo que esse novo cenário nos traz, principalmente no quesito das mudanças na forma de se trabalhar.
Tivemos uma grande ruptura ao
avaliarmos o ritmo tradicional de trabalho em companhias de todos os portes, do
microempreendedor ao grande empresário. O problema é que, como consequência,
nem todas souberam como se adaptar e ajustar à essas demandas tão rapidamente.
Já o trabalho remoto, as reuniões virtuais e o suporte de TI à distância nunca
foram realizados com tanta frequência como nesse momento.
Neste cenário, as áreas de
Compras, Supply Chain e Manufatura receberam ainda mais
destaque, devido aos principais desafios na identificação de novas maneiras de
se trabalhar. Um aprendizado chamado resiliência. E, com isso, passamos a falar
de novos modelos de trabalho. Primeiro, em formato remoto, com muitas
adaptações e o aumento de reuniões online e virtuais.
Em seguida, temos as empresas que estão
aptas e já executam o formato híbrido, com o revezamento virtual e presencial
de seus funcionários. E essa, para mim, é uma das maiores tendências que chegou
para ficar, que será ainda mais aprimorada e executada daqui para frente. Mas
então, é importante pensarmos o tamanho do desafio que os grandes líderes estão
enfrentando diante de tantas mudanças.
Nesse sentido, aposto que muitas
pessoas ainda se questionam: o que é o pós-pandemia? Será um novo normal? Acredito que cabe a cada
um de nós a adaptação ao novo, sem deixar de atender às prioridades em nossas
vidas: trabalho, o futuro de nossas carreiras, cuidar dos filhos, da casa, de
nós mesmos
No lado empresarial, as grandes
companhias e seus líderes estão trabalhando para se tornarem mais ágeis e
eficazes ao entregarem seus produtos e soluções, buscando corresponder com as
expectativas e necessidades de seus consumidores. Como CMO de uma grande
empresa no ramo de tecnologia e inteligência artificial, posso dizer que a
tecnologia digital oferece uma grande oportunidade para que, nesse fluxo B2C,
as corporações promovam eficiência, resiliência e agilidade.
A pandemia agilizou
o tão esperado processo de transformação digital das empresas, pois todos
tivemos que nos submeter às principais mudanças para que o fluxo de trabalho
pudesse permanecer funcionando normalmente. Chegou o momento de olharmos para o
futuro e compreendermos todas as adaptações que esse processo de evolução nos
apresenta.
Segundo uma pesquisa realizada pela
consultoria global McKinsey, estima-se que até 2030, aproximadamente 375
milhões de trabalhadores em todo o mundo precisão de alguma forma de
qualificação para se manterem em suas posições de trabalho ou para ocuparem
novos cargos.
Estruturar as posições de trabalho e,
principalmente, a cultura organizacional em um cenário pós-pandemia é
fundamental para nossa sobrevivência. Talvez isso nos faça sair de nossas
famosas "zonas de conforto". Para mim, o segredo do sucesso é eleger
novas metas e foco na vida.
Marcelo
Trevisani - com mais de 20 anos de experiência como
profissional nas áreas de Digital Marketing, Transformação Digital,
Inovação, Chief Marketing Officer, é considerado um dos nomes mais relevantes
da área. Participou de grandes cases de Marketing Digital do Brasil para
empresas como Tecnisa, BRF, Itaú, Coca-Cola, Nestlé e Vivo, além de ter sido
finalista e vencedor em prêmios como Caboré 2017 e CMO 2019, respectivamente.
Atualmente, como Chief Marketing Officer, embasa seu trabalho em 3
pilares: Marketing - pelo foco no consumidor, Growth -
pelo foco em crescimento de negócio e Marketing Digital e Growth Hacking - como
facilitadora de trabalhos. Foi criador e professor do primeiro curso de pós-graduação em Marketing Digital do
Brasil, além de professor de MBAs e Pós-Graduações
por mais de 10 anos em instituições como ESPM, FGV Business
School e FIAP. Também é palestrante em eventos relacionados à Nova
Economia, Transformação Digital, Marketing Digital e Growth Hacking em locais
como ESPM, Endeavor, CUBO Itaú, SEBRAE, Digitalks, Casa Digital, ProXXima,
Social Media Week, In Companies entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário