Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Envelhecer bem: boa alimentação e exercícios evitam doenças crônicas

· Nesse Dia do Idoso, 01/10, médica nefrologista dá as dicas de como chegar à idade avançada com menor risco de adoecer e com boa saúde renal


· Paciente renal há 20 anos, Wilson Batista é exemplo de superação e força de vontade de viver, praticando exercícios físicos por até 4 horas por dia

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera idoso aquele indivíduo que tem 60 anos ou mais de vida. O órgão garante que, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas na terceira idade. Atualmente, de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - cerca de 29 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais.

O Brasil é um dos países do mundo cuja população de idosos mais aumenta graças ao crescimento da expectativa de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera idoso o indivíduo que tem 60 anos ou mais de vida. O órgão garante que, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas na terceira idade. Atualmente, de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais.

Mas a saúde dos idosos brasileiros ainda é um desafio. Muitas chegam à idade avançada com doenças crônicas que podiam ter sido até mesmo evitadas, como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer. Prevenir para proporcionar melhor qualidade de vida futura é um dos maiores desafios da saúde no Brasil.

A nefrologista e diretora médica nacional da Fresenius Medical Care, Ana Beatriz Barra, que faz a gestão de 33 clínicas de tratamentos renais, onde muitos pacientes são idosos, é taxativa: "envelhecer com qualidade de vida é cuidar desde cedo do organismo, mantendo uma alimentação equilibrada, com pouco sal, açúcar e gorduras, evitando o excesso de álcool e ficando longe do cigarro. Se hidratando bem. E combinando a alimentação saudável com atividades físicas rotineiras, além de lazer e convívio social, que são fundamentais para a saúde mental. Quem evita a diabetes e a hipertensão, por exemplo, já está com meio caminho andado para envelhecer com saúde. Vai reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como acidentes vasculares cerebrais e infarto, pode evitar câncer e até mesmo a doença renal, que pode surgir por causa de uma diabetes ou uma hipertensão prévia. Outra dica para envelhecer com saúde é sempre manter a mente ativa, continuar aprendendo e principalmente planejando pequenas realizações, finaliza
.


O economista Wilson Ferreira Batista, hoje com 62 anos, é um bom exemplo de como bons hábitos fazem a diferença. Ele não está sentindo os efeitos da idade em seu corpo, mesmo sendo um portador de doença renal crônica causada por cistos que destruíram os seus rins há 20 anos. Todos os dias ele acorda às 5h da manhã, faz o café da manhã e depois vai caminhar. Morador de Botafogo, ele anda do início da praia até o aeroporto Santos Dumont. Na volta, passa no clube Guanabara onde realiza natação ou hidroginástica na água gelada, alternando a atividade a cada dia. Depois, ainda frequenta a academia de musculação e só não vai quando tem a hemodiálise no mesmo horário.

"Como um bom economista, eu estabeleço metas. Minha meta de vida é chegar aos 85 anos. E se deus quiser, lá ainda quero ganhar um bônus de 10% e viver mais 8 anos. Sou muito acelerado. Não consigo ficar parado. Sempre fui assim. Na pandemia, quando a academia e o clube fecharam, eu ia nadar na praia da Urca. Mas desde quando abriu, em agosto de 2020, eu já estava lá, de máscara, e não peguei Covid. Atividade física para mim é vida", afirma.

Wilson começou a dialisar aos 42 anos e não deixou de fazer nada do que fazia antes. "Eu trabalhava muito, cheguei a ter 8 restaurantes em São Paulo, eu corria várias maratonas. Nunca deixei essa doença, que não pude evitar, me parar. Meu pai morreu aos 42 anos porque seus rins também falharam. Eu decidi que comigo seria diferente. E outra maneira que tenho de aproveitar a vida é viajando. Já dialisei em clínicas da Fresenius Medical Care em Paris, Salvador, Maceió. Recentemente fui a Belém do Pará e dialisei lá. Então eu sigo dialisando, graças a deus, é o que me mantém vivo, e sigo com alegria aproveitando cada minuto como posso", finaliza.


Viajar é uma das formas de se distrair e mesmo fazendo hemodiálise, o Sr Wilson não desanima. Agenda sessões nas clínicas de outros locais.


Todos os dias, o Sr Wilson pratica atividades na piscina depois de caminhar


A musculação é feita de três a quatro vezes por semana


Fresenius Medical Care


4 comentários:

  1. Seu Wilson, tenho o imenso prazer de ser um dos Instrutores de Musculação dele.
    Verdadeiramente, um Belo exemplo a ser seguido, tiro o chapéu pra ele.

    ResponderExcluir
  2. Seu Wilson, um grande exemplo a ser seguido, tiro o chapéu para Vc.
    Com certeza, uma vida cheia de Lutas, vitórias e superação.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Wilson,
    Você é um grande exemplo a todos nós_
    Vida longa_
    Gratidão
    🙏 namaste

    ResponderExcluir

Posts mais acessados