Reajuste de planos individuais/familiares é aplicado no mês de aniversário do contrato
“Por que
ainda não recebi redução na mensalidade do meu plano de saúde se a ANS anunciou
um percentual negativo para o reajuste dos planos individuais ou familiares?” A
pergunta é pertinente e tem sido feita por muitos beneficiários pelos canais de
atendimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Para
tranquilizar os consumidores, a ANS esclarece que diferentemente de outros
tipos de reajuste, como de luz, água, telefone, o índice autorizado pela ANS
para os planos de saúde não é aplicado imediatamente após o anúncio da
reguladora para todos os contratantes. De acordo com as regras do setor de
saúde suplementar, as operadoras devem aplicar o reajuste no mês de aniversário
do contrato, no período entre maio de 2021 e abril de 2022. Logo, se o boleto
para pagamento ainda não trouxe o desconto relativo ao reajuste de -8,19%
autorizado pela ANS, o beneficiário não deve se preocupar.
“Percebemos
que houve aumento de chamados sobre reajuste e identificamos que até o fim de
agosto, quase 200 reclamações eram de pessoas que não tiveram a aplicação do
percentual negativo em seus boletos. Em muitos casos, o motivo era o mesmo:
ainda não havia chegado o mês de aniversário desses contratos. Por essa razão,
orientamos que os beneficiários confiram no contrato ou no próprio boleto a
data de sua inclusão: se for outubro, por exemplo, a aplicação será no mês de
outubro de 2021. Se for março, o reajuste será aplicado em março de 2022.
Caso reste qualquer dúvida, o consumidor pode solicitar
informações à sua operadora de plano de saúde. Se não conseguir resolver, entre
deverá entrar em contato com a ANS por um de seus canais de atendimento: Disque
ANS – 0800 701 9656; Fale Conosco em www.gov.br/ans;
ou Central de Atendimento ao Deficiente Auditivo: 0800 021 2105”, informou o
diretor de Fiscalização da Agência, Maurício Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário