Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Tempo seco e saúde respiratória saiba como amenizar os desconfortos

No período de estiagem é preciso redobrar os cuidados com a hidratação para não adoecer mais facilmente


A semana é marcada pela elevação de temperatura e queda na umidade em boa parte do Brasil. Em alguns lugares do país, o índice de umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20%, o que é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um estado de alerta. Em situação mais crítica, Cuiabá (MS) registrou umidade relativa em torno dos 10%.

Em muitas regiões brasileiras, o inverno já é um período frio e seco. A estiagem prolongada pode trazer diversos incômodos e aumentar a incidência de visitas aos hospitais e prontos-socorros. Mas, por que isso ocorre?

A otorrinolaringologista Dra. Maura Neves, da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial - ABORL-CCF, explica que a principal função do nariz é umidificar, filtrar e aquecer o ar que inalamos e, quanto mais seco está o ar, maior é a demanda da mucosa nasal para conseguir exercer sua função. "É por isso que, nos períodos de estiagem, a mucosa nasal fica ressecada, levando a microfissuras que podem sangrar", explica.

Esse sangramento pode ser rápido e se resolve sozinho. A atenção especial é no caso de pacientes que perdem sangue de forma mais profusa, necessitando de auxílio médico, como aqueles que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou anti-hipertensivos ou que têm algum problema de saúde. "Mas pessoas saudáveis também podem ter sangramentos intensos", alerta.

Outro problema do tempo seco é que ele afeta as defesas da mucosa respiratória, nos deixando mais suscetíveis a doenças como gripes, resfriados, rinites, sinusites e outras enfermidades típicas da estação.

"O ressecamento nasal pode ser amenizado através de lavagem nasal com solução salina várias vezes ao dia, principalmente se usar um gel no lugar do soro, pois ele permanece mais tempo no nariz. Outra medida é colocar umidificadores no ambiente e aumentar a ingestão de líquidos para manter o equilíbrio no organismo", enumera Dra. Maura.

A otorrino ensina que a lavagem do nariz com solução salina deve ocorrer três vezes ao dia como forma de prevenção e, no caso de doenças respiratórias, aumentar essa frequência para até seis vezes ao dia. "E se houver a sensação de ressecamento, apesar das lavagens, pode ser usada a solução salina em gel para aliviar o desconforto."

A médica lista abaixo medidas práticas para amenizar os desconfortos causados pela estiagem e evitar complicações:

1. Beba água: quando desidratados o nariz e garganta ficarão mais secos;

2. Use umidificadores: eles umidificam o ar inalado e reduzem o ressecamento;

3. Evite fazer exercícios nos horários mais quentes e secos, especialmente a tarde;

4. Use soro fisiológico para lavagem nasal;

5. Na presença de outros sintomas como nariz entupido, espirros, coriza, tosse seca, falta de ar e rouquidão procure seu médico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados