Quase que a cada semana nas últimas 4, o Governo do Estado de SP vem anunciando antecipações do calendário de vacinação.
Sem dúvida nenhuma essa agilidade impacta em todos
os mercados e claro, de maneira mais forte e importante no mercado de
entretenimento, eventos e cultura tendo em vista que se trata de um setor que
respira relações presenciais e vive os eventos como shows, congressos, feiras
de negócios, festas, convenções, lançamentos etc.
Ainda que o mercado tenha se adequado ao momento
trabalhando no formato digital e híbrido, é sabido que o presencial ainda é o
mais eficaz e que resulta em movimento de empregos e fluxo financeiro mais
expressivo.
Já ficou claro também que no retorno ao presencial,
o híbrido será, sem dúvidas, o formato que estará presente na maioria dos
projetos de live marketing, mas como podemos enxergar essa evolução ou retomada
em relação ao que se vê diante da escalada das vacinas?
O mercado de Live Marketing como um todo está, sem
dúvida nenhuma, ansioso pela vacina e a oportunidade de entregar seus projetos
novamente com a mesma emoção presencial de antes, mas o que não pode ser
esquecido é que retomar os projetos presenciais não é uma questão única de
vacinar, mas sim do cliente se sentir seguro e confortável.
Quando falamos em eventos sociais (casamentos,
bodas etc) envolvemos “CPFs”, mas quando se trata de projetos corporativos,
neste caso os CNPJs são os mais envolvidos e esse ponto é o mais sensível. As
marcas precisam sentir-se seguras e prontas para esse contato novamente.
E como nós, players e profissionais do mercado,
podemos contribuir para essa confiança e segurança?
Desenvolver protocolos em conjunto com as entidades
do setor e, inclusive, lado a lado entre concorrentes, afinal neste momento
falamos de um objetivo em comum e isto precisa estar à frente de qualquer outro
ponto.
Estimular seu cliente, aos poucos, a acreditar
nesses protocolos, é mostrar tanto em custos quanto no projeto que é possível
entregar com segurança, emoção e resultado dentro de novos padrões de proteção.
Nossos clientes precisam conhecer, entender e sentir-se cuidados por nós,
players e fornecedores do setor.
É preciso entender que, com vacina, com alguns
estados vacinados, ainda não teremos 100% de segurança e teremos a parceria das
máscaras, álcool gel e o distanciamento mínimo por um bom tempo ainda e isso
nos faz trabalhar a cada dia mais focados em estruturar planilhas, defesas e
argumentos de condução dos eventos presenciais.
Se mantivermos o olhar na experiência e nas
inovações de tecnologia e comunicação que 2020 nos proporcionou, “forçadamente”
ou não, indiscutivelmente nosso mundo de Live Marketing tem tudo para ser algo
ainda mais apaixonante e surpreendente, seja em projetos 100% presenciais ou
híbridos, nossos desafios estão em manter os propósitos evidentes, sermos mais
humanos do que nunca e pra sempre, construirmos bases de segurança sólidas e
elevarmos a régua do “humanizar marcas” mostrando que são constituídas, sim,
por pessoas.
Felipe
Guedes - sócio e diretor geral da Intensitá agência.
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