Para especialista,
marketplaces funcionam como vitrine, apresentando ofertas variadas para
milhares de pessoas; no entanto, para obter êxito, é preciso saber utilizar
estas ferramentas
O mercado de
marketplaces no Brasil não para de crescer e tem se mostrado uma excelente
estratégia para quem deseja fazer negócios pela Internet. Somente no primeiro
semestre de 2020, foram transacionados mais de R﹩ 30 bilhões em vendas
nos chamados shoppings virtuais - um crescimento de 56% em relação ao ano
anterior. "A pandemia teve papel significativo nesta alavancagem, já que o
aumento das vendas online representa uma das principais mudanças de hábito dos
brasileiros no último ano", afirma Marcelo Dantas, CEO da Estrela10, loja
de departamentos virtual especializada em vendas por marketplaces.
No ano passado, a
empresa faturou R﹩ 500 milhões, sendo 80% deste montante originado das
conversões obtidas por meio dos principais marketplaces atuantes no
Brasil: Mercado Livre, B2W, Magalu, Amazon, Via Varejo e Carrefour. Para o ano
que vem, a loja pretende expandir sua operação para mais quatro marketplaces.
Para o CEO, vender
através dos shoppings virtuais é uma boa opção para os empreendedores que
desejam começar a ofertar seus produtos online ou desejam criar sua loja
virtual. "Os marketplaces funcionam como uma vitrine, apresentando
ofertas variadas para milhares de pessoas. No entanto, para obter êxito, é
preciso saber utilizar estas ferramentas", diz Dantas.
O especialista
preparou uma lista com seis dicas para melhorar o desempenho das vendas dentro
dos marketplaces. "Embora estas plataformas ofereçam facilidades,
há muita competitividade e isso requer estratégias que busquem
diferenciação", alerta ele.
1 - Categorize seus itens de forma adequada
Conforme explica o CEO
da Estrela10, é importante que os produtos sejam elencados de acordo com suas
categorias. "Isso faz com que aqueles clientes que visitam o marketplace
encontrem seu anúncio na ferramenta de busca da plataforma", esclarece
ele, lembrando que nem sempre o consumidor digita o que deseja com exatidão e
procura os produtos por categorias.
Quando bem categorizados, os produtos têm mais
chances de vendas, uma vez que há mais visualizações durante a navegação do
usuário (o próprio marketplace passa a recomendar mais sua mercadoria quando o
cliente clica em um produto semelhante ou complementar ao seu).
A classificação deve
estar de acordo com o título, suas características e as necessidades do
público-alvo. "Uma sugestão é acompanhar os padrões do mercado e se o
produto corresponder a mais de um grupo, acrescentar tags relacionadas
às categorias". Por exemplo, uma furadeira pode se encaixar tanto em
eletroeletrônicos como ferramentas domésticas. "Em casos assim, é
necessário adicionar mais de uma tag".
2 - Capriche na descrição
dos produtos
É por meio da
descrição de produtos que o vendedor tem oportunidade de encantar o público e
apresentar as vantagens da mercadoria. A descrição permite ainda que o anúncio
possa ser encontrado pelos consumidores quando eles fizerem pesquisa nos
mecanismos de buscas e na própria plataforma. "Por isso é fundamental
preparar uma descrição caprichada, repleta de informação e capaz de atrair o
consumidor. Isso aumenta as chances de ele efetuar a compra em sua loja, e não
na da concorrência", esclarece.
Uma boa descrição
começa no título e deve se estender por todo o texto. O ideal é que seja
pautada em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), com palavras-chave
fortes, que traduzam o produto de forma realista e clara. Também é importante
apresentar o material em que é feito o produto, suas dimensões, como usar,
vantagens, indicações e contraindicações.
Quanto mais completas
forem suas descrições, mais benefícios que o negócio terá. "Portanto, nada
de copiar a descrição do fabricante. Além de não gerar credibilidade, o anúncio
não é bem-visto pelos algoritmos dos buscadores", esclarece Dantas.
3 - Utilize boas imagens nos anúncios
A concorrência dentro
de um marketplace é muito grande, portanto as imagens para apresentação dos
produtos fazem muita diferença para se destacar perante os consumidores. Sendo
assim, o ideal é escolher e até mesmo produzir fotos profissionais das
mercadorias, para que as imagens sejam as melhores possíveis. "Elas devem
estar nítidas, com boa resolução e precisam mostrar o produto com clareza.
Afinal, o cliente só terá acesso ao produto quando ele for entregue", diz
Dantas.
4 - Otimize a gestão de preços
Dentro dos marketplaces,
o público costuma fazer uma pesquisa muito minuciosa pelos melhores preços - afinal,
as compras online acabaram com a necessidade de "bater perna".
Desta forma, se o
preço de uma mercadoria for muito acima do praticado por outras lojas, o
cliente vai preferir a concorrência e, se for muito baixo, ele vai desconfiar
que é golpe ou que o item não tem qualidade. O ideal é manter o equilíbrio
entre a margem de lucro de forma a não prejudicar seus resultados financeiros
nem a competição do mercado.
Para ajudar na
precificação, Dantas recomenda que seja feita uma avaliação do preço oferecido
por outros vendedores, e em seguida fazer as contas sobre os custos e as
margens de lucro. "Depois, estabeleça um preço competitivo. Vale a pena
também melhorar o prazo de entrega e o preço do frete, pois isso costuma
agradar os consumidores", afirma o executivo.
5 - Cumpra todas as exigências da plataforma
Uma das formas de se
destacar nos marketplaces é cumprir todas as orientações da plataforma,
o que significa enquadrar os anúncios quanto às exigências como restrição de
produtos que não podem ser vendidos, utilização de imagens nítidas, títulos
para os anúncios, descrições bem elaboradas, categorização adequada,
cumprimento de prazos para a entrega, entre outros.
"Geralmente, as
plataformas não penalizam os lojistas quando eles deixam de cumprir uma ou mais
exigências pela primeira vez. Elas os orientam e solicitam que aquilo não se
repita, exceto quando há situações mais sérias como o não envio do produto.
Isso pode gerar sanções como a perda da conta", revela o CEO da Estrela10.
Logo, ele recomenda que os lojistas fiquem atentos e cumpram todas as
exigências para que não sejam penalizados e percam a chance de fazer bons
negócios.
6 - Crie uma estratégia para obter boas
avaliações
As avaliações também
são levadas em conta por quem compra em marketplace. Muitas vezes, os
usuários só adquirem um produto ou serviço se o vendedor for bem classificado -
daí a importância de conquistar elogios e uma boa reputação. "Para isso, é
importante atender bem o usuário, respondendo rapidamente e de forma clara suas
dúvidas, oferecendo produtos de qualidade, prazos de entrega rápidos e preços
competitivos. Busque também incentivar as boas avaliações com mimos e um bom
tratamento. Isso sempre causa boa impressão e fidelidade", aconselha
Dantas.
Estrela10
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