Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de junho de 2021

10 dicas de como fazer a barba sem irritar a pe

Especialista consultora de Philips esclarece como evitar irritação na remoção dos pelos do rosto masculino


É mais que comum perceber vermelhidão e até mesmo escoriações no rosto e pescoço dos homens após o barbear, o que não significa que este seja um processo normal da pele. De acordo com a médica dermatologista consultora de Philips, Dra. Judith Cavalcante, o simples processo de retirar ou fazer a barba, se não for feito com cuidado, pode ocasionar diversas irritações na pele masculina. "Dermatites de contato, pseudofoliculite de barba e foliculite da barba são alguns dos problemas mais comuns", revela a especialista.

Segundo a médica, a dermatite de contato é causada por agentes irritantes, sendo mais comum o níquel, presente em navalhas e lâminas de barbear. A pseudofoliculite de barba ocorre em pessoas predispostas quando o pêlo é raspado muito rente à superfície, o que faz com que a ponta cortada do pelo retorne ao interior da pele ocasionando irritação ao crescer. Já a foliculite de barba, problema conhecido pelos barbados, acontece quando, através de pequenos cortes gerados durante o barbear, os folículos pilosos são infectados por bactérias gerando o acumulo de pus associado às lesões.

Por mais simples que o barbear possa parecer é importante ter alguns cuidados para garantir a preservação e saúde da pele, que também contribuem para a beleza do visual a curto, médio e longo prazo. "No geral, conseguimos contribuir para a saúde da pele fazendo boas escolhas no momento do barbear", esclarece Dra. Judith. Para evitar as irritações ela menciona 3 dicas básicas válidas para todos os homens: 1) a preferência por materiais com menor capacidade de causar alergias como os que contém pequena ou nenhuma porcentagem de níquel a entrar em contato direto com a pele ou ainda com revestimento cerâmico do metal; 2) optar por métodos que cortam o pêlo um pouco distante da pele, evitando que a ponta machuque o interior da pele durante o crescimento; e 3) atentar-se para a higiene da área a ser barbeada e dos instrumentos utilizados.

A especialista alerta ainda que vale investir uns minutinhos a mais na rotina de beleza masculina para garantir um barbear mais seguro e saudável para a pele. Confira o passo a passo dos cuidados indicados para antes, durante e depois da remoção dos pelos do rosto.


Antes do barbear:

• Mantenha a pele hidratada, isso fortalece sua função de barreira, tornando-a mais resistente às agressões diárias.

• Se há tendência a alergias na pele, evite contato direto com materiais com maior potencial irritante, como o níquel, presente em diversas ligas metálicas.

• Se tem tendência a encravamento, prefira métodos que raspem os pelos menos rente à pele, como é o caso do barbear elétrico, ou opte pela depilação prolongada (laser).


Durante o barbear:

• Limpe adequadamente a área a ser barbeada com sabonete de acordo com seu tipo de pele.

• Estique a pele com a mão livre para apoiar bem o instrumento escolhido, evitando cortes e melhorando o resultado do barbear.

• Raspe no sentido do crescimento do pêlo se optar pelo uso de lâminas descartáveis ou navalhas, e não no sentido contrário, o que predispõe a encravamento. Caso opte pelo barbear elétrico, há ferramentas no mercado que permitem a raspagem nos dois sentidos.

• Ao terminar o processo, lave e seque a área, já que a umidade facilita a proliferação de fungos.


Depois do barbear:

• Use água termal após barbear para acalmar a pele.

• Mantenha a pele limpa, lavando com sabonete especifico para o rosto 2 vezes ao dia.

• Esfolie a área da barba suavemente 1 vez por semana, preferencialmente quando os pêlos estiverem saindo da pele. Isso previne o "encravamento", melhorando o resultado do barbear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados