A organização
financeira do negócio dá ao empreendedor mais segurança na hora de tomar
decisões que impactam diretamente nos resultados
Seja no momento de ideação, no período de
crescimento ou mesmo na hora de pivotar o negócio... Independentemente da fase
que a micro ou pequena empresa esteja vivendo, a gestão financeira é um fator
elementar para os resultados do empreendimento. Por meio de um bom planejamento
das finanças é possível ter segurança para tomar decisões mais acertadas,
especialmente em momentos de crise.
Organização é palavra-chave para uma boa gestão
financeira: controlar contas a receber e a pagar, ter um fluxo de caixa mapeando
entradas e saídas diariamente, analisar a oferta e aplicação de recursos para o
crescimento da empresa, fazer um planejamento estratégico com metas e ações a
serem implementadas, calcular o ticket médio, entre outras. Esses são alguns
exemplos de comportamentos fundamentais para manter a saúde da empresa.
O administrador Henrique Kagohara reconhece a
importância de um bom planejamento financeiro. Criador do @laboratoriodapesca,
empresa de artigos para o esporte em funcionamento desde 2018, Henrique vem
colhendo os frutos de sua organização desde que pensou em empreender. “O
projeto Laboratório da Pesca começou em 2016, durante uma pescaria com um
amigo, que hoje é meu sócio, Danilo Almeida. Pensamos em criar uma loja para
vender produtos especializados e começamos nosso planejamento. Fizemos pesquisa
de mercado, ouvimos mais de 200 pessoas que pescam, visitamos concorrentes,
fizemos um plano de negócios com mais de 80 páginas. A internet tem muito
conteúdo disponível, é bobeira começar sem informações. Na época, os dois
trabalhavam em outras empresas, tínhamos tempo para esse aprofundamento”,
recorda.
Henrique Kagohara e Danilo Almeida fundaram, após
dois anos de planejamento, a empresa que hoje, mesmo com a pandemia, apresenta
um crescimento de 40% por ano. “No primeiro ano era tudo baseado em estudos. A
partir desses primeiros doze meses de funcionamento, construímos indicadores
para os próximos anos. Sabíamos o quanto tínhamos crescido, sabíamos para onde
ir. Em 2019, tivemos um crescimento absurdo de 145% em relação ao ano anterior.
Em 2020, pensamos que íamos estourar as vendas, todo final de ano projetamos as
metas para o ano seguinte. Após análises, colocamos a meta de 40% de
crescimento, em janeiro e fevereiro conseguimos alcançar, até que fomos afetados
pela pandemia. Tivemos que suspender as atividades”, conta Kagohara.
Surpreendidos com as medidas de isolamento social,
os gestores do Laboratório da Pesca foram rápidos em inserir a empresa no
universo das vendas digitais. “Imediatamente lançamos drive thru e delivery,
intensificamos atendimentos via Whatsapp. Nossa maior preocupação era manter o
fluxo de caixa. Apostamos no uso das redes sociais, começamos a publicar no
“Google meu negócio”, no Linkedin, lançamos nosso site e estamos conseguindo manter
as metas estabelecidas”, comenta Henrique. Agora, com a retomada do
funcionamento da loja física, em São Paulo, o empreendedor diz que os
resultados continuam surpreendendo. “Nosso relacionamento online criado com os
clientes contribuiu muito para essa retomada gradual. As expectativas para esse
ano continuam boas e acredito que vamos bater a meta”, afirma.
Organização que possibilitou a reinvenção
A Aroma Cafés e Eventos (@aromacafeeventos),
negócio fundado e administrado por Marina Salum, há mais de dez anos, também
sentiu os efeitos da pandemia. A empreendedora do setor de eventos, um dos mais
afetados pela crise financeira, realizava coffes breaks e reuniões
comemorativas em empresas. “Me formei em turismo e hotelaria, com pós em
administração financeira. Sempre busquei muito conhecimento, faço vários cursos
com Sebrae. Até janeiro de 2020, estava tudo fluindo com a minha empresa, eu
ganhava muito bem. Até que tivemos que suspender todos os eventos e fiquei em
casa, foi desesperador”, relata.
Através de sua organização financeira muito bem
articulada, Marina percebeu que poderia criar cestas comemorativas para
fornecer às empresas, que agora fazem os eventos com os colaboradores em casa.
“No começo, cheguei a usar as coisas que tinha em estoque, na geladeira
mesmo... pãezinhos, croissants, sucos, geleias. Passado um tempo, quando vi que
estava tendo resultados e estava com pouca receita, decidi fazer um empréstimo.
Procurei o Sebrae e fiz um crédito guiado, sendo orientada, foi a melhor
escolha. Investi em embalagens, produtos, fiz uma consultoria para definir a
persona do meu negócio, estou aumentando a minha presença nas redes e buscando
parcerias. Neste momento, estamos fazendo cestas em parceria com construtoras,
para pessoas que acabaram de comprar seus apartamentos”, comenta a
empreendedora.
Marina Salum já vendeu cestas em Florianópolis,
Balneário Camboriú e São Paulo. “Foi um processo de reinvenção para uma crise
totalmente imprevisível. Não pretendo parar com os eventos. Assim que tivermos
segurança sanitária vamos retomar. Entretanto, é muito gratificante ver que
podemos nos superar, mesmo em momentos tão difíceis. Acredito que ter uma
organização financeira me ajudou a ter mais segurança”, diz.
Para o analista de capitalização e serviços
financeiros do Sebrae, Weniston Abreu, os dois cases ilustram como os
empreendedores precisam sempre buscar melhorar sua gestão financeira, fazendo
cursos e buscando ajuda especializada. “O que tiramos desses dois casos mostra
a importância de você ter um planejamento e monitorar as finanças ao longo da
existência do negócio. Esse monitoramento sistemático permite que, em momentos
de crise, ainda que sejam imprevistos, você consiga tomar decisões que não
comprometam o fluxo financeiro”, indica.
“No caso da reinvenção, por exemplo, com certeza
houve queda de faturamento. Percebendo isso, a pessoa lançou um novo produto.
Essa é grande lição dos dois casos, ter um planejamento facilita a mudança de
rumos, independente do cenário que a empresa está vivendo. Quando você consegue
visualizar a saúde da empresa através dos números, é mais fácil tomar decisões
que impulsionam os resultados”, orienta o analista do Sebrae.
Mês do crédito
O Sebrae vai realizar, neste
mês de junho, um conjunto de ações voltadas a orientar os empreendedores sobre
questões relacionadas ao crédito e à gestão financeira de seus negócios. Uma
das iniciativas é o lançamento do portal Radar
Financeiro. A página traz uma série de conteúdos interativos sobre crédito
e finanças, onde os usuários podem saber mais sobre as diversas opções de
crédito existentes no mercado, entender se a empresa precisa – realmente – de
um empréstimo, conhecer alguns mitos e verdades que envolvem o tema, além de
acessar vídeos, textos e cursos online gratuitos sobre o assunto. Confira
também, no Instagram do Sebrae, uma série de eventos online que serão
realizados ao longo de todo o mês com especialistas convidados.
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