Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Mercado de trabalho: 70% dos jovens enfrenta o desemprego

Especialista em capacitação profissional dá dicas de como se posicionar melhor frente às oportunidades. Entre as medidas, destaca a necessidade de trabalhar a autoestima



Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 70% dos jovens entre 14 e 24 anos, o que corresponde a cerca de 14 milhões de pessoas, encontram-se desempregados.


Segundo o Instituto Ser +, organização que oferece capacitação profissional e pessoal para jovens em vulnerabilidade, a crise econômica resultante da pandemia pode ser um dos agravantes para a estimativa. Contudo, outros motivos contribuem para o aumento da taxa, entre eles a falta de iniciativas que favoreçam novos saberes sociais, culturais e emocionais, ou seja, que ensinem como o jovem pode se posicionar adequadamente durante a busca por uma vaga.

“Além da capacitação profissional e o conhecimento técnico, é essencial que o candidato esteja com suas habilidades socioemocionais e cognitivas preparadas para o mercado, para que possam ser vistos como bons profissionais”, explica Ednalva Moura, diretora de Educação e Diversidade do Instituto Ser +.


Pensando nisso, o Ser + separou cinco dicas para quem está ingressando no mercado e enfrenta dificuldades para encontrar uma vaga:

 

1.      Antes de tudo: Se conheça

De acordo com Ednalva, o autoconhecimento é início da trajetória. Muitas vezes o jovem não consegue uma vaga porque está tentando algo que não combina com seu propósito de vida  Para isso, é importante entender quais são seus pontos fracos e fortes para trabalhar com base em um processo verdadeiro.


“Além da teoria, o propósito do Ser + é desenvolver o autoconhecimento e a descoberta de talentos. A partir do momento em que o jovem consegue adquirir autoconhecimento, ele eleva sua autoestima e entende que é capaz”, completa.


Para esse processo, a especialista indica a metodologia do instituto: em um caderno, responda às perguntas: quem sou? De onde eu vim?

 

2.      Trace metas profissionais e pense no futuro

Após adquirir esse conhecimento pessoal, é importante ter clareza do que se deseja profissionalmente. Para isso, outro recurso utilizado pelo Instituto Ser + é a atividade do Passaporte para o futuro. Para fazer em casa, a especialista orienta: escreva em um papel, onde se imagina daqui cinco anos, profissionalmente e pessoalmente. Essa atividade estimula os jovens a traçarem um plano de vida e ações baseado nesse caminho preestabelecido.

 

3.      Leia sobre marketing pessoal

Depois que o jovem já tiver entendido melhor quem ele é e o que deseja em relação à carreira, é hora de buscar mecanismos para “vender seu peixe”. Para isso, uma boa leitura sobre marketing pessoal pode ajudá-lo a ser um “publicitário de si mesmo”.


“Cada pessoa é única. Portanto, é importante ter consciência daquilo que se tem de melhor e mostrar ao recrutador suas habilidades reais”, orienta.

 

4.      Vá além do CV: conte sua história

Após as etapas de autoconhecimento e planejamento de carreira, é hora de se lançar no mundo do trabalho. Uma dica nesse momento é ir além das formações profissionais e educacionais no momento de fazer o currículo e o texto de apresentação.

De acordo com Ednalva, as empresas estão em busca de novas vivências para compor o seu time. “A diversidade está sendo requerida no mercado, então esse é o momento dos jovens das mais variadas vivências contarem suas histórias. De onde vieram, quem lhes criou, quais são seus maiores sonhos. Tudo isso estreita os laços humanos entre recrutador e candidato. Ou seja, para um jovem da periferia por exemplo, em vez de esconder suas origens, é hora de mostrá-las e defendê-las”, orienta.

5.      Crie conexões profissionais

Nem sempre a oportunidade virá de uma vaga aberta. Logo, a única dica é criar relacionamentos profissionais, seguir pessoas do universo de interesse, acompanhar tudo o que acontece no mercado em que se deseja adentrar. Um perfil atualizado e bem estruturado no LinkedIn pode ajudar.



Instituto Ser +

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados