O futuro da privacidade de dados será um eterno paradoxo. Por mais que o esforço contínuo em prol da segurança das informações seja uma forte tendência favorecida pelos avanços tecnológicos, este mesmo cenário de criação de tecnologias cada vez mais robustas e completas também abre espaço para uma maior vulnerabilidade, com o surgimento contínuo de novas modalidades de roubos.
Hoje em dia, somos monitorados o tempo todo. Por
onde quer que passemos, encontramos câmeras em casas, ruas, estabelecimentos ou
até mesmo, nas redes sociais, onde compartilhamos nossas rotinas, hábitos e
costumes. Por mais que essas tecnologias sejam criadas com um propósito positivo,
seu mal gerenciamento e falta de cuidado pode causar danos devastadores. Como
prova disso, uma pesquisa feita pelo Massachusetts Institute of Technology
(MIT), aponta que os vazamentos de dados aumentaram 493% no Brasil só no ano de
2019.
Falar sobre o futuro da privacidade é uma linha
tênue entre o seguro e o inseguro. De um lado, os avanços tecnológicos
permitirão a melhoria contínua dos firewalls, dos sistemas de monitoramento e
de controle de acesso, assim como de diversos protocolos de segurança. Mas por
outro, essas conquistas também farão com que os fraudadores evoluam e descubram
novas técnicas e meios para roubar os dados dos consumidores, criando
artifícios, softwares e outros métodos para enganar pessoas e processos.
Neste cenário incerto, as empresas devem se
preocupar em armazenar e tratar os dados permanentemente, com foco primordial
no treinamento e capacitação dos funcionários. Não adianta ter o melhor sistema
de proteção, sem colaboradores que estejam preparados para lidar com essas tecnologias
e possíveis vazamentos. Dessa forma, todo o time entenderá a importância de
proteger o dado do cliente e as consequências de seu mau gerenciamento.
Por parte do consumidor, também há a necessidade de
se atentar aos dados solicitados. Preencha somente os campos necessários, nunca
repasse informações que são desnecessárias e, em caso de dúvidas, sempre entre
em contato com os responsáveis pela coleta dos dados.
Essas medidas de proteção vão muito além do
atendimento a uma determinação legal, imposta principalmente pela Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoais (LGPD). As empresas que se adequarem rapidamente à
essas medidas terão uma importante chancela – facilitando, consequentemente, o
fechamento de grandes contratos. Quanto maior for a confiança, melhor será o
destaque da organização frente à concorrência.
Não há dúvidas de que essas tecnologias, quando
aliadas à um time preparado e qualificado, contribuirão para uma redução
significativa das fraudes. Contudo, isso não significa que elas serão extintas,
já que do outro lado os fraudadores continuarão descobrindo mecanismos de roubo
dessas informações.
É uma guerra sem fim. Ao mesmo tempo em que teremos
sistemas cada vez mais seguros e com melhores artifícios de autorização, também
poderemos sofrer danos devastadores em casos de vazamentos. Estaremos
constantemente expostos e a melhor estratégia será sempre a de prevenção.
Igor
Castro - Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada
em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário