Estamos há mais de um ano vivenciando a pandemia e ainda sigo tentando entender o novo normal trazido pela Covid-19. Parece estranho afirmar isso, e até pode soar como falta de agilidade para lidar com grandes mudanças, mas não é. Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil, os setores de marketing – em especial do mercado de saúde suplementar – vivenciam transformações de cenário constantes, encaram uma onda contínua, incessante e bastante instável de novas perspectivas comunicacionais.
Como operadora de saúde, somos forçados a adaptar nossas estratégias e construir soluções imediatas para diferentes necessidades. O grande problema é que essas necessidades mudam a todo momento e de uma hora para a outra podem se inverter. O que quero dizer com isso é que, para os profissionais de marketing, todo dia há um elemento diferente nessa equação do “novo normal”.
Além do enfrentamento à pandemia, 2020 e 2021 têm sido anos importantes para o desenvolvimento da Paraná Clínicas. Passamos a integrar o Grupo SulAmérica, lançamos nossa nova marca, abrimos as portas de nossas unidades próprias para os segurados SulAmérica na região de Curitiba (PR) e inauguramos um novo Centro Integrado de Medicina (CIM) em São José dos Pinhais (PR). Enquanto isso, não deixamos de lado ações de educação em saúde para nossos clientes, de relacionamento com o corpo clínico e de qualificação para nossos porta-vozes médicos, administrativos e da equipe multidisciplinar.
O nosso primeiro desafio ocorreu em outubro de 2020, no Dia do Médico. O brinde foi feito pela plataforma Zoom e contou com a participação de mais de 100 profissionais de diferentes especialidades. Antes disso, no entanto, desenvolvemos e entregamos, em sistema drive-tru, um kit especial com espumante e doces finos para cada médico credenciado – o que acabou sendo essencial para mobilizar a participação. Somado a todos os preparativos básicos da transmissão, ainda foi preciso pensar com atenção no layout do drive-thru para garantir o distanciamento e o respeito às normas de higiene recomendadas pelos órgãos oficiais.
Em fevereiro deste ano, no lançamento da nova marca, tivemos mais uma experiência híbrida. Montamos um estúdio e toda a estrutura para captação e transmissão ao vivo em um hotel da cidade. Com uma equipe extremamente enxuta e completamente testada no dia da live, conseguimos alcançar mais de 400 visualizações simultâneas e anunciar, com segurança, a integração dos clientes SulAmérica ao sistema Paraná Clínicas. Os testes de Covid-19 passaram a compor nossa lista de exigência mínima e também foram feitos em todos os diretores e gerentes que participaram da sessão de fotos do novo CIM São José dos Pinhais.
Recentemente, outro projeto importante saiu do papel: o mídia training para porta-vozes da saúde. O foco do conteúdo estava, mais uma vez, no novo normal – mas agora para entrevistas e relacionamento com jornalistas em formato digital. Com o apoio de nossa assessoria de imprensa, promovemos o curso de forma remota, por segurança, mas também para já fomentar a prática em tempo real. Falamos sobre cuidados especiais para as interações online, tanto comportamentais como tecnológicos, compartilhamos experiências positivas e reforçamos a importância da educação em saúde feita em conjunto com os veículos de comunicação.
Em outros tempos, todos esses acontecimentos seriam
coroados com grandes comemorações e reuniões presenciais, mas o novo normal
chegou ditando regras diferentes. E a pergunta que fica na minha cabeça é: será
que um dia vamos voltar a nos encontrar em eventos enormes e em ambientes
fechados de forma segura? Sem resposta certa, seguimos adaptando formatos e
construindo soluções para nunca deixar de celebrar ou comunicar.
Juliane Kosiak Poitevin -
formada em administração, especialista em marketing pela ESPM e, desde 2016,
atua como gerente de marketing e comunicação da operadora de planos de saúde
empresariais Paraná Clínicas, empresa integrante do Grupo SulAmérica com sede
em Curitiba (PR).
Paraná Clínicas
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